Arapiraca

Após reunião com promotora, Conselhos Tutelares voltam a abrir em horário comercial em Arapiraca

Conselheiros afirmavam que atendimento presencial estava reduzido em decorrência da pandemia

Por 7Segundos 11/06/2021 14h02
Após reunião com promotora, Conselhos Tutelares voltam a abrir em horário comercial em Arapiraca
Após reunião com promotora Viviane Karla, Conselhos Tutelares de Arapiraca voltam a funcionar período integral - Foto: Divulgação

Após reunião com a Promotoria da Infância, os Conselhos Tutelares de Arapiraca retomam, a partir desta sexta-feira (11) o atendimento presencial das 8h ao meio dia e de 14h às 17h, atendendo a recomendação do Ministério Público Estadual. De acordo com o presidente do Conselho Tutelar II, Edney Vieira, o horário de atendimento nas sedes haviam sido reduzidos em decorrência da pandemia.

Ele explicou que os conselheiros vinham fazendo atendimentos presenciais nas sedes dos CTs pela manhã e dedicavam o período da tarde para fazer o serviço de rua. "Independentes de as sedes estarem abertas ou fechadas, nós estamos na luta. Tem dias que a gente chega em casa 2h ou 3h da manhã. Tem dias que a gente sai de casa nesse mesmo horário da madrugada para atender as ocorrências, dependendo da necessidade", disse.

Edney Vieira chegou a frisar que, desde o início da pandemia, o número de atendimentos feitos pelos CTs de Arapiraca tiveram uma alta de 50%. Esse aumento foi registrado principalmente nos conjuntos habitacionais populares, como o Brisa do Lago, Frei Damião, entre outros, e no bairro Planalto.

De acordo com o presidente do Conselho Tutelar I, Alberto Oliveira, a decisão de restringir o atendimento presencial nas sedes ao período da manhã teve como objetivo minimizar a exposição dos conselheiros à Covid-19. Ele afirmou que dois conselheiros chegaram a ficar internados e um deles foi intubado devido a complicações da doença. "Nós ficamos muito expostos e não fomos colocados como prioridade da vacina", declarou.

A promotora da Infância, Viviane Karla, afirmou que a recomendação expedida aos conselheiros tutelares de Arapiraca é resultado de procedimento administrativo aberto pelo Ministério Público a partir de denúncias recebidas de usuários que não conseguiram atendimento nas sedes dos conselhos.

Ela declarou que ouviu as justificativas apresentadas pelos conselheiros em uma reunião que teve com eles na quinta-feira (10) e que, enquanto os conselheiros se comprometiam em manter as sedes dos CTs abertas em horário comercial, a promotora se propôs em atuar, junto à prefeitura, para que os conselheiros tutelares sejam priorizados na campanha de vacinação contra a Covid-19.

"A Promotoria da Infância encaminhou ofício à Secretaria de Saúde para que os conselheiros sejam incluídos nos grupos prioritários, porque eles atuam na linha de frente do atendimento à população em hospitais, delegacias, nos mais diversos locais", explicou Viviane Karla. De acordo com ela, o prazo para que a prefeitura responda o ofício é segunda-feira (14).