Governo lança pacto nacional pelos direitos da pessoa idosa
“Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei”. É o que diz o artigo quarto do Estatuto do Idoso.
Mas, somente no primeiro semestre deste ano, mais de 33 mil casos de violência contra idosos foram registrados pelo Disque 100, e o número de violações foi superior a 141 mil, de acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Neste 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o governo federal lança o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa, acordado com 12 estados. Com o objetivo de formar conselhos e fundos municipais de direitos da pessoa idosa, a meta é atingir as demais unidades da federação ainda neste primeiro semestre.
A iniciativa do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos integra ações do Junho Violeta, instituído pela ONU, Organização das Nações Unidas, para conscientização e combate a atos de violência contra idosos, sejam físicos, psicológicos, morais, patrimoniais, financeiros ou sexuais.
O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, destaca a importância de tipificar os crimes denunciados no Disque 100.
A doutora em saúde pública e presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento, Marília Berzins, destaca que a violência contra pessoas idosas acontece prioritariamente dentro de casa e que muitas não reconhecem a condição de vítimas.
Além de defender uma cultura de não violência às pessoas idosas, Marília Berzins destaca que é preciso romper com a discriminação que as pessoas mais velhas sofrem na sociedade.
A violência contra idosos pode ser denunciada gratuitamente pelo Disque 100 ou Disque 180; pelo WhatsApp DDD 61 9 9656-5008; pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil ou pelo site ouvidoria.mdh.gov.br
Últimas notícias
Projeto de Cabo Bebeto permite pagamento do IPVA em até 10 parcelas
Cibele Moura propõe atendimento itinerante para diagnóstico de autismo em municípios de Alagoas
DMTT destaca a importância da cadeirinha infantil nas viagens de fim de ano
Três incêndios em vegetação são registrados em menos de três horas em Arapiraca
Caminhoneiro desaparecido há 12 dias é encontrado com vida em Maceió
Governo inaugura rodovia que liga o centro de Feliz Deserto à indústria de beneficiamento de coco
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
