ButanVac pode produzir até o dobro de anticorpos, diz Covas
O diretor do Instituto Butantan também comentou o perigo de países africanos que ainda não iniciaram suas campanhas de vacinação contra a Covid-19
Em entrevista ao UOL na manhã desta quinta-feira (17), o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que há indícios de que a ButanVac produza o dobro de anticorpos em relação às outras vacinas disponíveis.
Desenvolvida no Brasil, o imunizante já é testado em voluntários e deve ter a fase 3 concluída em outubro deste ano. Serão 418 voluntários que receberão três doses da vacina. Se aprovada, a vacina será fabricada 100% em território nacional, sem a necessidade de importação de insumos.
Depois de afirmar à CPI da Covid, na última semana de maio, que teve ofícios com ofertas da CoronaVac ignoradas pelo Ministério da Saúde, Covas atacou o presidente Jair Bolsonaro, que seria um gerador de notícias falsas sobre o imunizante chinês.
Covas também criticou o cronograma do Programa Nacional de Imunização (PNI), que não tem sido operado com eficácia. Para atingir a meta de vacinação prevista ao estado de São Paulo, seria necessário acelerar a vacinação em até três vezes, em grande esforço logístico, para abarcar o quantitativo enviado pelo programa nacional.
O diretor do Instituto Butantan também comentou o perigo de países africanos que ainda não iniciaram suas campanhas de vacinação contra a Covid-19. Segundo ele, dessa maneira, a pandemia será mantida e retornará a países já vacinados através de novas variantes.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
