Arapiraca

[Video] Policial da reserva apaixonado por uvas aposta no cultivo de videira em Arapiraca

Clóvis Barbosa é policial militar da reserva e também entende de agricultura, motivo pelo qual decidiu plantar uma videira em pleno calor do agreste

Por Giovanni Luiz/ 7Segundos 19/06/2021 07h07
[Video] Policial da reserva apaixonado por uvas aposta no cultivo de videira em Arapiraca
Seu Clóvis Barbosa ao lado da videira que cultiva no sítio Bom Nome, em Arapiraca - Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Seu Clóvis Barbosa é um apaixonado por uvas e foi essa paixão que o levou a apostar no cultivo de um parreiral em plena região agreste de Alagoas, onde as temperaturas altas dificultam a produção desse tipo de cultura, que se adapta melhor às regiões de temperaturas amenas e clima mais frio. Tudo começou há mais ou menos um ano quando ele ganhou de um amigo uma muda de uva. Morador do povoado Bom Nome, zona rural de Arapiraca, seu Clóvis, que é policial militar da reserva e entende também de agricultura, resolveu investir na ideia de plantar as uvinhas, mas, no começo nada deu muito certo. 

Primeiros cachos de uva nasceram há poucas semanas. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos  

Orientação

Tudo começou a mudar quando seu Clóvis a e esposa, dona Tânia, viajaram em novembro de 2020 para conhecer a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, Estado que se destaca na produção de uvas. Lá no Rio Grande do Sul eles conheceram o dono de uma vinícola que os orientou a cuidar de uma maneira um pouco mais diferente da videira. "Ele disse pra gente não aguar muito as uvas porque a videira já dispõe de uma certa reserva de água que ela puxa da terra de maneira natural", explicou seu Clóvis à reportagem do Portal 7Segundos. "Depois que eu parei mais de regar as videiras elas se desenvolveram", complementou seu Clóvis.

Primeiras uvas

Os primeiros cachos de uva começaram a nascer há poucas semanas, conta seu Clóvis. Ele disse que se surpreendeu quando passou pela videira e tomou um susto ao ver que as uvinhas estavam nascendo. São poucos cachos ainda, mas suficientes para enchê-lo de esperança e alegria ao saber que o parreiral está finalmente se desenvolvendo. Seu Clóvis não tem a pretensão de se tornar um grade produtor de uva, pelo menos, por enquanto. 

Seu Clóvis cuida com carinho da videira em sua propriedade rural.Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos

Passado

Não é a primeira vez que seu Clóvis aposta na produção de uvas. Há alguns anos quando morava na região urbana de Arapiraca ele tentou cultivar algumas videiras. No começo tudo deu certo, mas as plantinhas estranharam o clima e seu Clóvis ainda não dominava bem o manejo da cultura. 

Presente

Agora, ele já sabe cuidar melhor da videira porque já se informou e pesquisou sobre o assunto na literatura. Outro fator importante é que seu Clóvis agora mora numa comunidade da zona rural de Arapiraca localizada numa área de altitude e nessa época do ano quando passa das 16h, começa a soprar um ventinho frio que que contribui para fornecer o clima e a temperaturas próximas do que as uvas necessitam, comenta. "À noite aqui faz um frio danado e tem muita umidade, fica um pouco parecido com o clima lá do sul e eu acho elas gostam muito disso", explicou.   

A videira de Seu Clóvis começou a se adaptar ao clima da região e já produz os primeiros cachos. Foto: Giovanni Luiz - 7Segundos 

Terapia

Seu Clóvis gosta de cultivar várias árvores frutíferas em sua propriedade e faz isso como terapia. Lá tem pé de manga, laranja, seriguela, caju, goiaba, e ele ainda cria uma vaquinha de leite. As uvas entraram nessa história para diversificar ainda mais os produtos que ele cultiva junto com a esposa, dando um sabor diferente ao doce passatempo de cuidar da terra e desfrutar do que ela produz.