Sem-tetos podem ser vacinados contra a Covid-19 no Centro Pop de Arapiraca
A estimativa da Prefeitura de Arapiraca é a de que a cidade tenha cerca de 100 pessoas em situação de rua
A estimativa da população que vive nas ruas em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, é de cerca de 100 pessoas, segundo a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Fabrícia Galindo. Esse grupo, que devido sua vulnerabilidade social corre mais risco de contrair Covid-19, integra um dos grupos prioritários para imunização contra o coronavírus.
Devido às particularidades dessas pessoas - algumas delas não aceitam nem mesmo serem abrigadas em albergues - as vacinas contra a Covid-19 são disponibilizadas no Centro Pop, que é referência no atendimento social para cidadãos e cidadãs de rua.
Segundo a secretária e assistente social, a prefeitura vacinou no mês de maio 25 moradores de rua contra a Covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Fabrícia Galindo ressaltou que cerca de 60 pessoas são atendidas por dia no Centro Pop, durante o funcionamento das 8h às 16h, mas que esse número é apenas uma média porque nem todos as pessoas que vivem nas ruas procuram assistência no local ou não aceitam ajuda dos profissionais do centro de referência.
A população de sem-teto de Arapiraca, segundo Fabrícia Galindo, é considerada ‘flutuante’, uma vez que ora está nas ruas da cidade, ora vão embora para outro município e até mesmo outro estado.
“Ao procurar o Centro Pop, a pessoa em situação de rua vai receber a orientação da equipe de multiprofissionais, que está preparada para atendê-la e oferecê-la todo o apoio necessário”, afirmou Fabrícia Galindo.
A secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca afirmou que a prefeitura já abriu uma segunda lista com apenas dois sem-teto para serem vacinados contra a Covid-19. Mas mesmo para as pessoas que não constarem na lista, a vacina estará disponível, se fizerem parte do público atendido pelo Centro Pop.
Fabrícia Galindo ressaltou que a vacinação contra a Covid-19 é o meio mais seguro para prevenir à doença. Ela informou que toda ação está sendo desenvolvida em parceria com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município.
“A vacinação é a forma mais eficaz de proteger a população”, frisou a secretária.
Abordagem nas ruas
“A equipe do Centro Pop também realiza a abordagem social nas ruas para identificar e saber as reais condições daquela pessoa e orientá-la para que ela tenha a devida assistência do poder público municipal”, destacou.
O trabalho consiste em sensibilizar a pessoa em situação de rua e caso ela precise de uma passagem para voltar à cidade de origem, a equipe do Centro Pop solicitará à prefeitura, entre outros tipos de contribuição para esta parcela da população.
O Centro Pop funciona na Rua Professor Domingos Correia, 955, no bairro Ouro Preto, das 8h às 16h, e atende pelo número (82) 99991-3032, em Arapiraca.
Últimas notícias
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Chefe do CV busca hospital com documento falso e é preso enquanto tomava medicação
Defesa Civil de Maceió reforça alerta para evitar incêndios causados por falhas elétricas
Idosa de 82 anos fica ferida após receber tijoladas em Palmeira dos Índios
Filho embriagado agride irmão, quebra objetos e provoca briga familiar em Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
