Cidadania

Sem-tetos podem ser vacinados contra a Covid-19 no Centro Pop de Arapiraca

A estimativa da Prefeitura de Arapiraca é a de que a cidade tenha cerca de 100 pessoas em situação de rua

Por Fábio Lopes/ 7Segundos 20/06/2021 07h07
Sem-tetos podem ser vacinados contra a Covid-19 no Centro Pop de Arapiraca
Moradores em situação de rua são vacinados no Centro Pop de Arapiraca - Foto: Ascom PMA

A estimativa da população que vive nas ruas em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, é de cerca de 100 pessoas, segundo a secretária de Desenvolvimento Social do Município, Fabrícia Galindo. Esse grupo, que devido sua vulnerabilidade social corre mais risco de contrair Covid-19, integra um dos grupos prioritários para imunização contra o coronavírus.

Devido às particularidades dessas pessoas - algumas delas não aceitam nem mesmo serem abrigadas em albergues - as vacinas contra a Covid-19 são disponibilizadas no Centro Pop, que é referência no atendimento social para cidadãos e cidadãs de rua.

Segundo a secretária e assistente social, a prefeitura vacinou no mês de maio 25 moradores de rua contra a Covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Fabrícia Galindo ressaltou que cerca de 60 pessoas são atendidas por dia no Centro Pop, durante o funcionamento das 8h às 16h, mas que esse número é apenas uma média porque nem todos as pessoas que vivem nas ruas procuram assistência no local ou não aceitam ajuda dos profissionais do centro de referência.

A população de sem-teto de Arapiraca, segundo Fabrícia Galindo, é considerada ‘flutuante’, uma vez que ora está nas ruas da cidade, ora vão embora para outro município e até mesmo outro estado.

“Ao procurar o Centro Pop, a pessoa em situação de rua vai receber a orientação da equipe de multiprofissionais, que está preparada para atendê-la e oferecê-la todo o apoio necessário”, afirmou Fabrícia Galindo.

A secretária de Desenvolvimento Social de Arapiraca afirmou que a prefeitura já abriu uma segunda lista com apenas dois sem-teto para serem vacinados contra a Covid-19. Mas mesmo para as pessoas que não constarem na lista, a vacina estará disponível, se fizerem parte do público atendido pelo Centro Pop.

Fabrícia Galindo ressaltou que a vacinação contra a Covid-19 é o meio mais seguro para prevenir à doença. Ela informou que toda ação está sendo desenvolvida em parceria com os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município.

“A vacinação é a forma mais eficaz de proteger a população”, frisou a secretária.

Abordagem nas ruas


“A equipe do Centro Pop também realiza a abordagem social nas ruas para identificar e saber as reais condições daquela pessoa e orientá-la para que ela tenha a devida assistência do poder público municipal”, destacou.

O trabalho consiste em sensibilizar a pessoa em situação de rua e caso ela precise de uma passagem para voltar à cidade de origem, a equipe do Centro Pop solicitará à prefeitura, entre outros tipos de contribuição para esta parcela da população.

O Centro Pop funciona na Rua Professor Domingos Correia, 955, no bairro Ouro Preto, das 8h às 16h, e atende pelo número (82) 99991-3032, em Arapiraca.