Sertão

Com equipamentos modernos e de ponta, Renan Filho entrega Hospital Regional do Alto Sertão

O novo hospital contará com 60 leitos, 50 clínicos e 10 de UTI, inclusive para o tratamento da Covid-19

Por 7 Segundos 21/06/2021 11h11 - Atualizado em 21/06/2021 11h11
Com equipamentos modernos e de ponta, Renan Filho entrega Hospital Regional do Alto Sertão
Renan Filho , governador de Alagoas - Foto: Assessoria

“Agora teremos leitos clínicos para tratar Covid-19 no Sertão”, declarou o governador Renan Filho (MDB) ao inaugurar o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, na manhã desta segunda-feira (21).

Na ocasião, o governador de Alagoas reafirmou a construção de mais cinco hospitais em diferentes regiões do Estado. Renan Filho enumerou os hospitais da Criança, do Coração e do Idoso, em Maceió, do Médio Sertão, em Palmeira dos Índios e Metropolitano do Agreste, em Arapiraca.

O HRAS é o quinto hospital entregue em Alagoas na gestão de Renan Filho e segundo o governador é um marco que se inicia na saúde do Sertão alagoano.

“Alagoas é o segundo estado do país em que se morre menos por Covid-19, fruto dos investimentos que fizemos e das ações que implantamos no Estado”, assegurou Renan Filho.

Obras


A construção do Hospital Regional do Alto Sertão teve início há três anos, em 3 de julho de 2018, e irá beneficiar a população dos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho D’Água do Casado, Mata Grande e Pariconha.

O HRAS terá capacidade para realizar 7.763 consultas e 7 mil exames de diagnóstico por mês e, com isso, reduzir o fluxo de sertanejos que buscam atendimento no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Inicialmente, a unidade irá contar com 60 leitos, sendo 50 Clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para atender pacientes acometidos pela Covid-19.

Exames


Os sertanejos terão à disposição serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem, com uma estimativa de que sejam realizados, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Para isso, serão disponibilizados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e raios-x.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforça que a unidade vai preencher um vazio assistencial histórico no Alto Sertão.

“De início, o Hospital Regional do Alto Sertão terá, em funcionamento, 10 leitos de UTI e 50 leitos clínicos exclusivos para atender pacientes com Covid-19. A nova unidade de saúde irá contar, também, com aparelhos de tomografia, ultrassom e raios-x. A saúde alagoana tem avançado e nós temos pressa em salvar vidas”, reforçou o secretário estadual da saúde.

O HRAS é quinto hospital entregue pelo Governo do Estado nos últimos dois anos. Além do Hospital da Mulher e Metropolitano, em Maceió; já estão em funcionamento o Regional do Norte, em Porto Calvo; e Regional da Mata, em União dos Palmares. Outros dois hospitais estão sendo edificados na capital: o da Criança e o do Coração. Além dos hospitais de Palmeira dos Índios e de Arapiraca.