Educação

MEC divulga datas do Sisu, Prouni e Fies do 2º semestre

Os candidatos que fizeram o Enem 2020 poderão usar as notas pela primeira vez nos programas

Por Catraca Livre 28/06/2021 20h08
MEC divulga datas do Sisu, Prouni e Fies do 2º semestre
Caderno de provas do Enem 2020 - Foto: Aline Nascimento/G1

Nesta segunda-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os editais com os calendários do Sisu, Prouni e Fies do segundo semestre desse ano. Os candidatos que fizeram o Enem 2020 poderão usar as notas pela primeira vez nos programas. No primeiro semestre, isso não foi possível porque o resultado do exame demorou para sair, já que precisou ser adiado devido à pandemia.

Prouni

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2021, que oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% em faculdades particulares, acontecerão entre os dias 13 a 16 de julho. Nesta edição do segundo semestre somente as notas do Enem 2020 serão aceitas.

Lembrando que para participar do programa de bolsas é necessário ter obtido nota maior que zero na redação e a média aritmética das provas deve ser superior a 450 pontos. Outro critério é que o candidato tenha estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas, ou em escolas privadas com bolsa integral. A exceção é para pessoas portadoras de deficiência ou professores da rede pública de ensino em exercício.


1ª chamada: 20 de julho


Comprovação das informações: 20 a 28 de julho


2ª chamada: 3 de agosto

Comprovação das informações: 3 a 11 de agosto

Inscrição na lista de espera: 17 e 18 de agosto

Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 20 de agosto


Comprovação das informações: 23 a 27 de agosto

Fies

O Fies oferece financiamento a estudantes em cursos superiores em instituições privadas. Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do Enem a partir da edição de 2010 - até a de 2020 - e que tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 e nota superior.

Além disso, é preciso estar matriculado em algum curso de graduação na modalidade presencial que tenha conceito maior ou igual a três na avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) . E possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos para o Fies, e até cinco salários para participar P-Fies. As inscrições estão previstas para os dias 27 a 30 de julho.

Resultados (pré-selecionados): 3 de agosto

Complementar inscrição: 4 a 6 de agosto, no site http://fies.mec.gov.br

Convocação da lista de espera: 4 a 31 de agosto (quem não foi pré-selecionado na chamada única é automaticamente incluído na lista de espera).

Sisu

Diferente do Fies e do Prouni, na edição do primeiro semestre os estudantes já conseguiram usar a nota do Enem 2020 para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. Para participar da seleção do segundo semestre, os candidatos precisam ter prestado o exame de 2020 também e não ter zerado na prova de redação. O período de inscrições vai do dia 3 a 6 de agosto

Resultado: 10 de agosto

Período de matrícula: 11 a 16 de agosto

Inscrição na lista de espera: 10 a 16 de agosto