Prefeitura esclarece que doses da AstraZeneca foram aplicadas antes do prazo de validade
O registro de doses no sistema nem sempre pode ser realizado no momento da aplicação da dose devido a instabilidades no sistema do Governo Federal
Após a divulgação, pelo Portal Folha, milhares de brasileiros tomaram vacina vencida contra a Covid-19, centenas de internautas procuraram o Portal 7 Segundos, aflitos com a possibilidade de terem recebido alguma das doses pertencentes aos lotes citados.
Em Alagoas, a cidade de Arapiraca é uma das que teria aplicado doses da AstraZeneca fora do prazo de validade, mas, segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a informação não procede.
O município esclarece que já tinha conhecimento da informação desde o final de abril, quando se pronunciou sobre o caso pela primeira vez. Confira nota na íntegra:
Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Arapiraca esclarece que nenhuma dose da AstraZeneca foi utilizada fora do prazo de validade.
O lote citado em matérias que circulam pelas redes sociais e portais de notícia, foi entregue em março e, diante do curto prazo de validade, os municípios foram orientados a utilizarem os imunizastes o quanto antes.
Todas as doses deste lote foram utilizadas até 24 de março, cinco dias antes do vencimento do prazo de validade, previsto para 29 de março, de acordo com as informações contidas na remessa.
De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, e responsável pelo Plano Municipal de Imunização, enfermeira Mônica Suzy, o registro de doses no sistema nem sempre pode ser realizado no momento da aplicação da dose devido a constantes instabilidades no sistema do Governo Federal.
Para mais informações acerca do assunto, segue matéria vinculada no portal da Prefeitura de Arapiraca em 26 de abril:
Lote da AstraZeneca foi utilizado antes da data de vencimento em Arapiraca