Geral

Projeto pode tornar associação em instituição de utilidade pública

Associação Humanitária de Proteção de Animais de Rua atua desde 2008 em Arapiraca

Por 7segundos com assessoria 09/07/2021 08h08 - Atualizado em 09/07/2021 09h09
Projeto pode tornar associação em  instituição de utilidade pública
Deputado estadual Tarcizo Freire - Foto: Assessoria

O deputado estadual Tarcizo Freire (PP), apresentou um Projeto de Lei para declarar de utilidade pública a AHPAR Associação Humanitária de Proteção de Animais de Rua. Com este status, ela poderá viabilizar recursos de emendas para auxiliar a instituição.

Freire explicou que a Ahpar faz um papel de extrema importância, quando retira das ruas animais abandonados, alguns até acidentados, além de auxiliar na defesa do meio ambiente.

“A associação promove ações voluntárias como resgate de animais vítimas de acidentes, abandono e maus tratos. Trabalha também na conscientização social das pessoas, na recuperação, castração e adoção, e só conta com as ajudas voluntárias que lutam, diariamente, pela melhoria das condições de vida desses animais”, argumenta o parlamentar.

Tarcizo explicou que o projeto visa assegurar a entidade com mais amplitude, pois além de promover bem-estar dos animais acolhidos, a associação trabalha na busca de parcerias que possam auxiliar na manutenção e na melhoria da associação.

Na matéria, o parlamentar destaca que se faz necessário o reconhecimento por meio da competente lei, de sua declaração e utilidade pública em nível estadual para que possa cumprir suas finalidades, contribuindo na defesa e proteção dos animais.

AHPAR –


Fundada em 2008, por Tânia Maria Sales, a Associação Humanitária de Proteção aos Animais de Rua era um sonho de Adauto Claudino, filho da fundadora que infelizmente faleceu em 06 de maio de 2003. E para sentir ainda mais a presença do seu filho, após visita ao centro de zoonoses no município de Arapiraca, Tânia percebeu a necessidade da criação de uma instituição privada que proporcionasse melhores condições de vida aos animais vítimas de abandono.

A proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), com o recesso do Parlamento nesta semana, a votação fica prevista para o próximo mês de agosto.