Educação

Com foco na humanização dos laços afetivos, estudantes enviam cartas para pacientes com Covid-19

O projeto foi idealizado pelo professor Ítalo Christiano, da Escola João Saturnino Almeida

Por 7 Segundos 11/07/2021 08h08
Com foco na humanização dos laços afetivos, estudantes enviam cartas para pacientes com Covid-19
Os estudantes entregaram às cartas ao Hospital de Emergência - Foto: Reprodução

Em tempos de pandemia, os abraços ficaram mais escassos, principalmente para aqueles que estão internado em hospitais, se recuperando da Covid-19.

Como forma de humanizar os laços afetivos, um grupo de alunos da rede pública municipal de Arapiraca resolveu escrever cartas para os pacientes, levando palavras de amor e esperança para aqueles que estão passando por este momento turbulento.

A iniciativa surgiu a partir de uma atividade pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa da Escola Municipal João Saturnino de Almeida, onde o professor Ítalo Christiano, que é mestre em Educação Profissional e Tecnológica, apresentou para turma uma música da banda Nenhum de Nós intitulada "Amanhã ou Depois".

Ítalo Christiano é professor de Língua Portuguesa da Escola Municipal João Saturnino

"A gente tenta fazer um trabalho de humanização junto aos nossos alunos, transformando a educação num ambiente acolhedor e que consiga ultrapassar a sala de aula. A música que apresentei aos alunos fala sobre a importância de não deixarmos para amanhã o bem que podemos fazer hoje", disse o professor Ítalo, em entrevista exclusiva ao Portal 7 Segundos.

A partir da música, o professor sugeriu que as crianças escrevessem as cartas e as direcionassem para os pacientes das alas de Covid-19 do Hospital de Emergência, e também para funcionários.

"Conversei com um amigo que trabalha no hospital sobre a possibilidade e ele me informou que lá eles tem formas de higienizar as cartas antes da entrega. Então eu e meus alunos embarcamos nessa. Eles começaram a escrever cartas positivas de incentivo à vida, para ajudar na recuperação dos pacientes", disse o professor.

O projeto deu tão certo que ganhou o nome de "Palavras tem Poder", já que esse foi o principal intuito da iniciativa.

"São tempos difíceis para educação, devido a pandemia e as aulas remotas que acabam afastando um pouco essa interação entre escola e aluno. Nosso intuito com o projeto foi minimizar essa distância através da atividade, e levar acalento e positividade através das cartas", explicou Ítalo Christiano.

Confira algumas das cartas encaminhadas: