Tosse é o principal sintoma de casos positivos de Covid-19, segundo pesquisa
Farmácias realizaram 3,3 milhões de testes rápidos para a Covid-19 nos seis primeiros meses de 2021, segundo levantamento da Abrafarma

As farmácias de todo o país realizaram 3,3 milhões de testes rápidos para a Covid-19 nos seis primeiros meses de 2021. O que dá uma média de mais de 20 mil testes por dia. Os dados são da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que em parceria com a plataforma Clinicarx, analisou o perfil destas testagens.
Os sintomas mais comuns apresentados pelos pacientes sintomáticos foram tosse (68,7% das pessoas), nariz escorrendo (53,6%), dor de garganta (49,0%) e dor de cabeça (48,8%). Sintomas considerados “típicos” da Covid-19, como diarreia (22,4%), dispneia (18,1%), febre (11,9%) e perda do olfato ou paladar (9,5%), foram menos frequentes.
Pessoas de 18 a 39 anos representam 49% dos pacientes atendidos. Adultos entre 40 e 59 anos foram o segundo maior grupo, com 33%, seguidos por idosos acima de 60 anos, com 11%.
Entretanto quando se fala em resultados positivados, os idosos ficaram em primeiro lugar, com 34,5% de testes positivos para antígeno. Logo na sequência, adultos de 40 a 59 anos com 31% de casos confirmados, e adolescentes, com 27%. crianças representaram o menor índice com 20% das infecções.
Tipos de testes
Entre os testes de antígenos, que identificam se a pessoa está ou não com o vírus transmissor da Covid-19, uma em cada quatro apresentaram resultado positivo. Já os testes de anticorpos, que detectam o IgA, IgM e IgG, um em cada três testes foram positivos.
Entre os dois tipos de testes oferecidos nas farmácias brasileiras, os de antígeno foram os mais procurados, representando 85% do total de atendimentos e apenas 15% foram testes de anticorpos.
Ao analisar os testes positivados, o estudo indica que 90% dos pacientes estavam sintomáticos, já os 10% restantes eram assintomáticos e descobriram estar com coronavírus graças aos testes rápidos.
Em abril de 2020, as farmácias ganharam aval para a realização dos testes rápidos da Covid-19. Desde então, mais de 4,2 mil estabelecimentos aplicaram mais de nove milhões de testagens, notificadas ao Ministério da Saúde
Últimas notícias

Líder do PT aciona PGR contra Michelle Bolsonaro

“Conseguimos alguns pré-consensos”, diz presidente da COP30

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de presidente do SINDNAPI, entidade ligada a irmão de Lula

Caio Bebeto condena uso de símbolo religioso em atividade escolar e chama atenção para “intolerância”

Câmeras mostram momento em que policiais salvam bebê de engasgo, em Arapiraca

Cibele Moura repudia ato de intolerância religiosa no Ifal de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
