Mundo

Joaninha encontrada em colonoscopia de homem de 59 anos

A equipe encontrou o corpo do inseto completamente conservado no intestino do paciente

Por SoCientífica 05/08/2021 10h10 - Atualizado em 05/08/2021 10h10
Joaninha encontrada em colonoscopia de homem de 59 anos
Joaninha é encontrada em colonoscopia de homem - Foto: Myriams-Fotos / Pixabay

O intestino grosso é uma das últimas porções do sistema digestivo humano. Esse órgão é responsável por reabsorver toda a água e nutrientes ainda possível antes da formação da massa fecal. Apesar de não ser um ambiente muito comum para insetos, médicos dos EUA encontraram uma joaninha no intestino grosso de um homem de 59 anos.

Durante uma colonoscopia, a equipe encontrou o corpo do inseto completamente conservado no intestino do paciente, como relata o estudo de caso. De acordo com os médicos, o homem não tinha comorbidades e provavelmente a joaninha acabou conservada devido ao próprio procedimento da colonoscopia.

2019 Tahan et al./ American College of Gastroenterology

Este exame, por sua vez, consiste na inserção de uma pequena câmera pelo ânus, percorrendo todo o caminho do reto e do intestino grosso. Por mais desconfortável que pareça, todavia, o exame é uma ferramenta importantíssima no diagnóstico de úlceras e tumores de forma precoce – o que salva milhares de vidas.

Contudo, antes do exame todas as barreiras precisam ser retiradas, se é que você entende. Ou seja, todo o cocô precisa sair para facilitar a visualização das paredes do intestino grosso. Assim, o procedimento também exige a administração de um fármaco laxante. No caso deste paciente, o polietilenoglicol foi aplicado.

De acordo com os médicos, esse composto permitiu que a joaninha passasse mais rapidamente pelo estômago e pelo intestino, sem sofrer a ação de enzimas digestivas. Evidentemente o inseto estava morto, devido ao ácido clorídrico do estômago e a ausência de oxigênio no intestino. Contudo seu exoesqueleto acabou conservado.

Joaninha e outros insetos
Esse não é, vale ressaltar, o primeiro caso de um artrópode detectado no sistema digestivo de uma pessoa durante um exame. O Dr. Keith Siau, inclusive, compartilha uma coleção curiosa de imagens de insetos em exames médicos em seu Twitter pessoal. Dr. Siau, que é especialista no sistema gastrointestinal, compartilha inclusive o caso de uma barata encontrada durante o mesmo tipo de exame.

Evidentemente os pacientes não comeram insetos de propósito. Acontece que enquanto estamos dormindo – especialmente nos momentos que estamos de boca aberta – insetos podem acabar entrando no nosso sistema digestivo. Além do mais, insetos menores como pulgões e outras pragas estão presentes em diversos alimentos e, estatisticamente, quase todo mundo já comeu algum por acidente.