Viral

Menina de oito anos se torna caçadora de asteroides no CE: ‘Troco todas as festas por um telescópio’

A astrônoma mirim, que mora em Fortaleza, participa de um projeto onde já detectou sete asteroides

Por G1 07/08/2021 11h11
Menina de oito anos se torna caçadora de asteroides no CE: ‘Troco todas as festas por um telescópio’
Nicole aguarda a avaliação da Nasa sobre os sete asteroides detectados por ela; se forem inéditos, a menina poderá batizá-los - Foto: Reprodução

A pequena Nicole Oliveira, 8 anos, parece se inspirar na máxima “o céu é o limite”. Já nos primeiros anos de vida trocava bonecas por estrelas de pelúcia e demonstrava fascinação pelo espaço. A menina integra uma instituição de astronomia, é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica — ouro em 2020 e 2021 — e já detectou sete asteroides em desafios de um projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a agência especial norte-americana, a Nasa.

A mãe de Nicole, Zilma Janacá, afirma que aos dois anos a filha gostava de deitar no chão para olhar o céu. “Mas pela idade, a gente não levava tão em conta. Ela sempre apontava para o céu e pedia muita estrela. Então, a gente deu muita estrela para ela de brinquedo, de pelúcia”, lembra a artesã.

“Aos quatro anos, ela me pediu um telescópio, mas a gente falou para ela que era um objeto muito caro, então, não teria condições porque era do preço de uma festa [de aniversário]. Então, imediatamente, ela respondeu ‘troco todas as festas por um telescópio’”, disse a mãe .
Nicole faz parte do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), de onde ela e a família são naturais, mas mora na capital cearense. A mãe de Nicole diz que ela é a mais jovem associada de uma instituição de astronomia no país.

Depois do pedido pelo telescópio, Zilma e o marido Jean Carlo começaram a ver que a paixão da filha podia ser mais do que “coisa de criança”. “A gente ficou surpreso e eu comecei a prestar mais atenção nas coisas a que ela assistia. Ela não via desenho animado, não gostava, nem das bonecas. Os interesses dela sempre foram o universo, os planetas, as estrelas e ficar olhando para o céu”, destaca Zilma.

Estudar engenharia espacial é um dos sonhos da menina. “O meu maior sonho é que todas as crianças do mundo tenham acesso à ciência, tecnologia, astronomia e tudo que elas sonharem. E eu quero muito me formar em engenharia aérea espacial para construir foguete e levar as pessoas para o espaço”, sonha a astrônoma mirim.

A mãe revela que Nicole sempre teve tablet e celular (sem chip) para acessar a internet, e só acessava o site da Nasa e YouTube, para ver lançamentos de foguetes e documentários especiais de outros planetas.

“Eu adoro estudar tudo do universo, mas o que eu adoro mesmo é estudar sobre os asteroides e o meu planeta favorito, que é Saturno”, revela a pequena cientista, que é bicampeã da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, ganhando ouro em 2020 e 2021.

Descoberta de asteroides

A "pequena cientista" ingressou no programa Caça-asteroides, parceria da Nasa com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e já detectou sete asteroides, mas falta a análise da agência norte-americana sobre as descobertas.

Caso seja confirmada, Nicole pode entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide.

Os primeiros asteroides foram detectados na edicão 2020 do Caça-asteroides, em que ela formou uma equipe com o pai e a mãe. Em maio, junho e julho deste ano, Nicole participou de edições do projeto na escola e também compondo equipe com outras crianças do clube de ciência que ela própria iniciou.

Nos desafios, são enviadas às equipes imagens do espaço captadas por telescópios para serem avaliadas pelo participante e, em seguida, um relatório dos achados é entregue aos organizadores.

Nicole já tem cerca de 30 certificados em cursos sobre astronomia. A astrônoma mirim também se preocupa com que outras crianças possam aprender — e gostar — sobre o tema. Por isso, ela criou um canal próprio no Youtube e um perfil no Instagram para compartilhar os conteúdos com outras crianças.

Confirmação da Nasa

A coordenadora do Caça-asteroides MCTI, Silvana Copceski, comenta o processo de reconhecimento da Nasa. "Os relatórios são revisados e validados pelo [Inter-Agency Standing Committee] IASC ('Comitê Permanente Interinstitucional' em português) e então submetidos ao Minor Planet Center (MPC) em Harvard. O MPC é reconhecido pela International Astromonical Union (Paris) como o repositório oficial mundial de dados sobre asteroides", explica a pesquisadora.

A pesquisadora informa que todo o processo, desde a primeira detecção até o status de descoberta, pode levar de seis a oito anos.

"Com o tempo, se essas detecções forem confirmadas por observações adicionais feitas por grandes pesquisas do céu (por exemplo, Pan-STARRS, Catalina Sky Survey), elas podem se tornar descobertas que são numeradas pela União Astronômica Internacional", complementa Copceski.