Apresentadora é multada 3 vezes por espalhar fake news sobre Covid-19
A Entidade Nacional de Comunicações (EnaCom), da Argentina, aplicou três pesadas multas contra a apresentadora Viviana Canosa
A Entidade Nacional de Comunicações (EnaCom), da Argentina, aplicou três pesadas multas contra a apresentadora Viviana Canosa, dos canais 9 e A24, por “ameaçar a saúde pública” em seu programa de televisão em relação à pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo jornal argentino El Clarín.
A primeira sanção contra Canosa se deve ao fato de ela ter ingerido dióxido de cloro (produto sanitizante) ao vivo e dizer quer ele “oxigena o sangue, é algo divino. Não recomendo mas veja o que faço”, disse a apresentadora no programa exibido dia 5 de agosto de 2020 no Canal 9.
As outras duas multas, segundo o jornal, foram relacionadas a abril de 2021, na emissora fechada A24. Na ocasião, ela mencionou suspeitas sobre as vacinas contra covid-19, incluindo uma entrevista com o médico Marcelo Peretta que negou a eficácia dos imunizantes.
“Uma vacina pode prejudicar e matar, pelos efeitos adversos que causa”, disse Peretta durante a entrevista, citado pelo periódico. O especialista também recomendou que não fosse aplicado “nenhum” dos imunizantes autorizados na Argentina.
As multas foram votadas na última quarta (4/8) com o apoio da maioria da diretoria do ENaCom, exceto pela diretora Silvana Giudici, que votou contra, informa o Clarín.
Enquanto a maioria apoiou a punição contra Viviana Canosa, por prejudicar a saúde pública, Giudici, citada pelo Clarín, afirmou que sancionar “a opinião” da apresentadora ou de um entrevistado no programa é um atentado à “liberdade de expressão”.
“Mentir como forma de vida; censura para restringir um direito; poder pelo poder. Em agosto de 2020 fizeram uma reclamação contra mim no @ENACOMArgentina […] Minha conduta estava de acordo com a lei, caso contrário, teria implicado na restrição do meu direito de me expressar livremente @ENACOMArgentina. Sou um jornalista independente e minha obrigação como comunicador é dizer a verdade. A suposta sanção imposta pelo @ENACOMArgentina é uma nova tentativa de limitar meu direito de me expressar livremente […] Nenhum órgão, obscurecido pelo poder, nunca mais restringirá minha liberdade de expressão. Meu compromisso é com as pessoas”, diz a apresentadora argentina em uma série de tuítes compartilhados na última sexta (7/8).
Veja também
Últimas notícias
Primeira Turma do STF forma maioria para tornar réu ex-assessor de Alexandre de Moraes
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%
Assassinato de mulher em Marechal Deodoro pode ter relação com homicídio em festa de reggae, afirma polícia
[Vídeo] Carro pega fogo após colidir contra muro de residência em Penedo
Projeto de Lei proíbe viagens de menores de 14 anos desacompanhadas em carros de app e táxis em Maceió
Prefeita lidera ação ‘Gestão Presente’ na zona rural de São Luís do Quitunde
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
