Apresentadora é multada 3 vezes por espalhar fake news sobre Covid-19
A Entidade Nacional de Comunicações (EnaCom), da Argentina, aplicou três pesadas multas contra a apresentadora Viviana Canosa

A Entidade Nacional de Comunicações (EnaCom), da Argentina, aplicou três pesadas multas contra a apresentadora Viviana Canosa, dos canais 9 e A24, por “ameaçar a saúde pública” em seu programa de televisão em relação à pandemia do novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo jornal argentino El Clarín.
A primeira sanção contra Canosa se deve ao fato de ela ter ingerido dióxido de cloro (produto sanitizante) ao vivo e dizer quer ele “oxigena o sangue, é algo divino. Não recomendo mas veja o que faço”, disse a apresentadora no programa exibido dia 5 de agosto de 2020 no Canal 9.
As outras duas multas, segundo o jornal, foram relacionadas a abril de 2021, na emissora fechada A24. Na ocasião, ela mencionou suspeitas sobre as vacinas contra covid-19, incluindo uma entrevista com o médico Marcelo Peretta que negou a eficácia dos imunizantes.
“Uma vacina pode prejudicar e matar, pelos efeitos adversos que causa”, disse Peretta durante a entrevista, citado pelo periódico. O especialista também recomendou que não fosse aplicado “nenhum” dos imunizantes autorizados na Argentina.
As multas foram votadas na última quarta (4/8) com o apoio da maioria da diretoria do ENaCom, exceto pela diretora Silvana Giudici, que votou contra, informa o Clarín.
Enquanto a maioria apoiou a punição contra Viviana Canosa, por prejudicar a saúde pública, Giudici, citada pelo Clarín, afirmou que sancionar “a opinião” da apresentadora ou de um entrevistado no programa é um atentado à “liberdade de expressão”.
“Mentir como forma de vida; censura para restringir um direito; poder pelo poder. Em agosto de 2020 fizeram uma reclamação contra mim no @ENACOMArgentina […] Minha conduta estava de acordo com a lei, caso contrário, teria implicado na restrição do meu direito de me expressar livremente @ENACOMArgentina. Sou um jornalista independente e minha obrigação como comunicador é dizer a verdade. A suposta sanção imposta pelo @ENACOMArgentina é uma nova tentativa de limitar meu direito de me expressar livremente […] Nenhum órgão, obscurecido pelo poder, nunca mais restringirá minha liberdade de expressão. Meu compromisso é com as pessoas”, diz a apresentadora argentina em uma série de tuítes compartilhados na última sexta (7/8).
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
