Meio ambiente

Prefeitura de Igaci denuncia empresa por descarte irregular de dejetos na Lagoa do Félix

Após flagra de caminhão de fossa despejando resíduos na zona rural, prefeitura registrou boletim de ocorrência

Por 7Segundos 02/09/2021 18h06
Prefeitura de Igaci denuncia empresa por descarte irregular de dejetos na Lagoa do Félix
Terreno na Lagoa do Félix está recebendo rejeitos de empresa limpadora de fossa - Foto: Cortesia

A prefeitura de Igaci está acionando os meios legais contra uma empresa limpadora de fossas sépticas que estaria despejando dejetos em uma área no povoado Lagoa do Félix.

Além de registrar boletim de ocorrência contra a empresa, que é sediada em Arapiraca, o município também acionou o Instituto de Meio Ambiente (IMA) e encaminhou representação por crime ambiental para o Ministério Público Estadual, para que as medidas cabíveis sejam adotadas.

A ocorrência policial foi registrada após o secretário municipal de Transportes, Marcus Vinícius da Silva Rocha flagrar um desses caminhões despejando o conteúdo de fossas em um terreno próximo da rodovia AL-115.

"Essa foi a única vez que a a gente conseguiu flagrar a ação, mas temos conhecimento que essa é uma prática recorrente da empresa", declarou o secretário.


O secretário relata que seguiu o caminhão até a chegada da sede da empresa, em Arapiraca. De acordo com ele, posteriormente um homem se identificando como proprietário da empresa entrou em contato e negou o ocorrido.

"Ele disse que o funcionário dele não tinha autorização para carregar o veículo porque ele havia ido buscar uma peça do caminhão em Garanhus", declarou.

O descarte irregular de resíduos é um crime ambiental, conforme o artigo 54 da Lei 9.605/98, que pode acarretar pena de um a cinco anos de prisão.