Saúde

[Vídeo] Centro de Valorização da Vida completa dois anos de prevenção ao suicídio em Arapiraca

No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio no país e o CVV contribui para diminuir essa estatística

Por 7Segundos 09/09/2021 12h12 - Atualizado em 09/09/2021 12h12
[Vídeo] Centro de Valorização da Vida completa dois anos de prevenção ao suicídio em Arapiraca
CVV disponibiliza número para ajudar pessoas que estão passando por sofrimento psicológico - Foto: 7Segundos

Os números de suicídios aumentam a cada dia. E a busca para ajudar as pessoas que pensam em tirar a própria vida é uma luta constante. Neste mês, o alerta é dado pelo projeto Setembro Amarelo. Em Arapiraca, o Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona há dois anos e precisa de voluntários para atender a demanda.

Atualmente, segundo o voluntário Willian José Silva, seriam necessários 48 voluntários, no mínimo, para suprir a quantidade de ligações recebidas pelo CVV, que atende pelo número 188 em todo o país.

O CVV de Arapiraca está com as inscrições abertas para receber novos voluntários e o curso começar no próximo mês, no dia 2 de outubro.

No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio. São, em média, 32 pessoas por dia. Mas, esses números aumentam a cada dia e não há uma estatística fixa e isso preocupa as autoridades no assunto.

O serviço do CVV contribui como uma rede de apoio para acolher as pessoas que passam por situações difíceis como esta relacionada ao suicídio. E ele pode acontecer em todas as classes sociais, sem distinção.

Mas, segundo o voluntário do CVV Arapiraca, Willian José Silva, 90% dos casos podem ser evitados com a ajuda de um voluntário, de um apoio, de uma ajuda. O CVV de Arapiraca funciona na Rua Pedro Videira Sampaio, 312, bairro São Luiz.

Para mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo do 7Segundos: