Saúde

HEA promove ações voltadas a prevenção do suicídio em Arapiraca

67% das vítimas atendidas em 2021 eram jovens com menos de 29 anos

Por Ascom Sesau 09/09/2021 21h09 - Atualizado em 09/09/2021 21h09
HEA promove ações voltadas a prevenção do suicídio em Arapiraca
Hospital de Emergência do Agreste (HEA) realiza programação especial sobre o Setembro Amarelo - Foto: Divulgação

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do projeto Preparando a Volta para Casa, realiza uma programação especial sobre o Setembro Amarelo, voltado para prevenção do suicídio. De acordo com dados do Serviço de Epidemiologia, 635 pessoas tentaram o suicídio em 2020 e foram atendidas na unidade hospitalar. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 330 casos. 67% das vítimas atendidas em 2021 eram jovens com menos de 29 anos.

Na faixa etária entre 10 e 14 anos foram 23 tentativas, de 15 a 19 anos foram 81 tentativas e de 20 a 29 anos foram 169 casos. Pelo menos 57 pessoas já haviam tentado contra a vida em outra oportunidade. De acordo com a coordenadora do projeto Preparando a Volta Para Casa, do HE do Agreste, psicóloga Mônica Leal, a proposta é fazer rodas de conversas com os pacientes, explicar e debater assuntos como a depressão e o suicídio.

Mônica explica que o perfil das pessoas que tentam o suicídio. “Geralmente são mulheres, mães de família, desempregadas, com baixa escolaridade e que dependiam do recurso do marido. Quando acontece o problema no relacionamento, elas se veem sem saída e tentam o suicídio. A desestruturação familiar tem papel nisso tudo. Quem cresce numa família sem estrutura fica com baixa autoestima, nunca se acha com capacidade de se autogerir e fica na dependência emocional e financeira do marido. No caso dos homens, o término de um relacionamento é a porta principal para as tentativas de suicídio entre os homens”, citou Mônica Leal.

Mônica Leal: “Geralmente são mulheres, mães de família, desempregadas, com baixa escolaridade e que dependiam do marido” - Foto: Ascom Sesau

Conversa – A programação começa na segunda-feira (13) com rodas de conversas nas enfermarias da Ala de Trauma. O médico, mestre e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Jean Rafael, vai levar informações para os pacientes com o tema Depressão e Suicídio. A psicóloga Maria Helena Pereira, do Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Nise da Silveira, também falará sobre o tema.

A psicóloga Mônica Leal, baseada em estatísticas e estudos, também voltou a programação para Depressão e Suicídio na Terceira Idade. “Nas duas últimas décadas, o maior índice mundial de suicídios é com pessoas idosas. Elas se sentem incapazes, desvalorizadas, maltratadas, e sucumbem à depressão. Nossa sociedade é muito imediatista e olha para a pessoa idosa como inoperante. Isso leva ao suicídio. Por isso é importante sempre lembrar da importância das pessoas idosas em relação a experiência de vida, conselhos, aprendizados”, disse Mônica.

Por isso, na programação do dia 27 os convidados são o Procurador de Justiça, Valter Omena Acioly e a a psicóloga e advogada da Fundação Antônio Jorge, Maria do Carmo Nobre. As atividades vão acontecer sempre no período da tarde. “Quanto mais a gente falar sobre o assunto, melhor. Tira a inibição das pessoas abrirem o coração para novas oportunidades de vida e desfocam daquele pensamento de suicídio. É muito importante ouvir, conversar, compreender o que passa na cabeça do outro, sem julgamentos”, alerta a psicóloga Mônica Leal.

Todo o trabalho envolve a equipe multidisciplinar do projeto Preparando a Volta Para Casa e tem o apoio da gerência-geral do HE do Agreste. “É um trabalho diário destes profissionais e que merece total atenção. O projeto sempre promove ações importantes abrindo as portas do hospital de emergência para novas informações sobre temas contundentes, propiciando aos pacientes as oportunidades de se expressar, entender e ser entendido nas rodas de conversa”, elogiou Bárbara Albuquerque, gerente-geral do HE do Agreste.