Audiência virtual discute exploração de petróleo por multinacional na região da Foz do Rio São Francisco
ExxonMobil tenta obter licenciamento para fazer perfurações de petróleo que podem impactar ambiente e familias ribeirinhas
Apesar da recomendação contrária do Ministério Público Federal, a partir das 18h desta terça acontece a audiência pública virtual para o processo de licenciamento das atividades exploratórias da ExxonMobil na zona costeira da foz do rio São Francisco.
A petrolífera chegou a Alagoas de forma silenciosa e está tentando junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), permissão para fazer perfurações de petróleo em seis blocos. Eles estão localizado em alto mar, a uma distância de 50 quilômetros da costa, mas ainda assim podem trazer sérios impactos na zona costeira, principalmente na região do Baixo São Francisco, de acordo com a Sociedade Canoa de Tolda.
O relatório de impacto ambiental da ExxonMobil contém falhas técnicas, de acordo com a entidade, que levou o caso à Justiça e pediu a revisão dos parâmetros de mensuração dos riscos em potencial para a população ribeirinha e a biodiversidade no Baixo São Francisco.
Como parte do processo de licenciamento, a multinacional convocou audiência pública virtual, que foi rejeitada pelo Ministério Público Federal, através das regionais de Sergipe e Alagoas, que tentaram por meios judiciais suspender o evento virtual. O argumento é que a realização da audiência, por meio virtual, dificulta o acesso à discussão por parte da maioria das populações ribeirinhas que podem sofrer com o impacto do empreendimento, como os moradores dos municípios de Piaçabuçu, em Alagoas; e Brejo Grande e Pacatuba, em Sergipe.
Veja como participar da audiência pública na imagem abaixo:

Últimas notícias
Governo de Alagoas autoriza novo concurso público para o DER/AL
Governo de Alagoas autoriza desapropriações para obras de saneamento e abastecimento em seis municípios
Caminhão dá ré, atinge moto e deixa homem morto na AL-110 em Arapiraca
Mulher é esfaqueada em Marechal Deodoro e diz que agressora teve ciúmes do namorado
MPAL se posiciona contra retirada do nome de Zumbi do prédio da Prefeitura de União
Arthur Lira garante recursos para estrada entre povoado Ipiranga e Igreja Nova e amplia investimentos no Baixo São Francisco
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
