Gestores escolares de Arapiraca pactuam metas para aprendizagem na rede municipal de ensino
A pactuação tem como um dos principais objetivos a elevação das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)

Para garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino e elevar ainda mais os indicadores educacionais no município de Arapiraca, os gestores escolares assinaram, nesta segunda-feira (20), o Termo de Pactuação para o fortalecimento das ações educativas e avanço da qualidade da Educação Básica.
O prefeito Luciano Barbosa participou da cerimônia de assinatura do termo, no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, ao lado da secretária de Educação de Arapiraca, Ivana Carla, e a gestora da Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavila, Claudenise Nemésio, que representou todos os gestores escolares no ato de assinatura.
Na ocasião, o superintendente pedagógico João Paulo Holanda fez a apresentação do plano de pactuação, que tem como metas principais a elevação das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano letivo de 2021, avaliação do fluxo escolar, monitoramento de resultados e aprendizagem dos alunos, entre outros indicadores.
João Paulo Holanda revelou que o plano de ações faz parte dos programas Inova Mais Educação e Inova Mais Aprendizagem. “Essa pactuação inclui uma série de estratégias como a busca ativa, aulões do Saeb, agentes de reforço escolar, gameficação e avaliação de resultados.
Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa voltou a afirmar que todas as crianças têm um valor para si e para a sociedade. “É papel da Educação fazer as crianças superarem as suas dificuldades para terem um aprendizado com proficiência. Todos nós trabalhamos para uma educação transformadora, com o propósito de que as crianças possam viver melhor do que seus pais”, acrescentou.
Ainda em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou que a Educação é o principal caminho a ser trilhado para a diminuição da desigualdade social no Brasil.
“Precisamos ser práticos e termos a capacidade de colocar a escola como instrumento de transformação e preparar o aluno para o trabalho e para a vida”, completou Luciano.
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Ministério da Educação (MEC) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Na rede municipal de ensino de Arapiraca, o sistema de avaliação engloba os estudantes do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
