Gestores escolares de Arapiraca pactuam metas para aprendizagem na rede municipal de ensino
A pactuação tem como um dos principais objetivos a elevação das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Para garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da rede pública de ensino e elevar ainda mais os indicadores educacionais no município de Arapiraca, os gestores escolares assinaram, nesta segunda-feira (20), o Termo de Pactuação para o fortalecimento das ações educativas e avanço da qualidade da Educação Básica.
O prefeito Luciano Barbosa participou da cerimônia de assinatura do termo, no auditório do Planetário Municipal e Casa da Ciência, no Lago da Perucaba, ao lado da secretária de Educação de Arapiraca, Ivana Carla, e a gestora da Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavila, Claudenise Nemésio, que representou todos os gestores escolares no ato de assinatura.
Na ocasião, o superintendente pedagógico João Paulo Holanda fez a apresentação do plano de pactuação, que tem como metas principais a elevação das notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o ano letivo de 2021, avaliação do fluxo escolar, monitoramento de resultados e aprendizagem dos alunos, entre outros indicadores.
João Paulo Holanda revelou que o plano de ações faz parte dos programas Inova Mais Educação e Inova Mais Aprendizagem. “Essa pactuação inclui uma série de estratégias como a busca ativa, aulões do Saeb, agentes de reforço escolar, gameficação e avaliação de resultados.
Em sua fala, o prefeito Luciano Barbosa voltou a afirmar que todas as crianças têm um valor para si e para a sociedade. “É papel da Educação fazer as crianças superarem as suas dificuldades para terem um aprendizado com proficiência. Todos nós trabalhamos para uma educação transformadora, com o propósito de que as crianças possam viver melhor do que seus pais”, acrescentou.
Ainda em seu pronunciamento, o prefeito Luciano Barbosa reafirmou que a Educação é o principal caminho a ser trilhado para a diminuição da desigualdade social no Brasil.
“Precisamos ser práticos e termos a capacidade de colocar a escola como instrumento de transformação e preparar o aluno para o trabalho e para a vida”, completou Luciano.
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Ministério da Educação (MEC) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Na rede municipal de ensino de Arapiraca, o sistema de avaliação engloba os estudantes do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental.
O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
