Rodrigo Cunha vai à Aneel e pede prorrogação por mais 6 meses da suspensão de corte de energia elétrica
Senador alagoano solicita prorrogação por mais seis meses para a suspensão de corte de energia elétrica para famílias de baixa renda
Em reunião realizada na sede da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em Brasília, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) reforçou pessoalmente ao diretor-geral da Agência, André Pepitone da Nóbrega, o pedido por prorrogação por mais 6 meses da suspensão de corte do fornecimento de energia elétrica para famílias de baixa renda.
O corte estava suspenso para a população carente em todo o Brasil desde março de 2021, como uma forma de combater os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre a população mais carente e estará em vigor somente até o próximo dia 30 de setembro.
“Precisamos adiar este prazo e seguir com o corte suspenso, porque os efeitos econômicos da pandemia ainda estão muito presentes nas famílias brasileiras, especialmente nas de baixa renda. São pais e mães de família que ainda não se reestruturaram e que não podem ficar sem energia devido ao fato de não terem como arcar com esta despesa básica”, ressaltou Rodrigo Cunha.
Feirão do Nome Limpo
O senador alagoano afirmou que está percorrendo Alagoas com o Feirão do Nome Limpo, ajudando os alagoanos a renegociarem seus débitos e a retirarem seus CPFs dos cadastros negativos, e uma das maiores dívidas do cidadão comum é com a empresa de fornecimento de energia elétrica.
“Fiz este apelo à Aneel e seguirei nesta luta em prol de nossa gente”, disse Rodrigo Cunha.
Além de solicitar pessoalmente a prorrogação do prazo da suspensão do fornecimento de energia, Rodrigo Cunha já havia protocolado Indicação parlamentar solicitando à Aneel a adoção do prolongamento da data.
No encontro, o diretor-geral da Aneel se comprometeu a analisar a demanda proposta pelo senador alagoano, uma vez que a prorrogação da decisão de suspender o corte de energia de famílias de baixa renda não é uma questão de incentivar a inadimplência da população, mas sim amparar os mais vulneráveis economicamente neste momento ainda turbulento em termos sanitários, econômicos e sociais.
“A medida atinge cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica. Sem a prorrogação os consumidores mais vulneráveis podem ter o fornecimento desse serviço essencial interrompido”, alertou o senador.
Rodrigo Cunha destacou, ainda, que a pandemia tem afetado de forma intensa a parcela mais vulnerável da população, para a qual a fatura de energia representa proporção mais significativa do orçamento familiar.
“A prorrogação se faz necessária para garantir resolução e implementar medidas protetivas que permitam suportar esse período da pandemia com a manutenção de um serviço que é essencial”, diz o texto da Indicação protocolada pelo senador alagoano.
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Confira principais dúvidas sobre a vacinação de bloqueio contra a meningite C
Governo entrega pontes, pavimentação de ruas e sala do Saúde Até Você Digital em União dos Palmares
Captação de órgãos é realizada no HGE e beneficia cinco pessoas que precisam de transplante
Tia Júlia realiza visita técnica às obras de manutenção na Escola Rosinha Pimentel
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
