Transporte

Motoristas de vans da linha Olho D´Água das Flores-Arapiraca reivindicam retorno para antigo terminal

Condutores alegam perseguição por parte da Agência que regula os serviços públicos no estado

Por 7Segundos 01/10/2021 16h04 - Atualizado em 01/10/2021 18h06
Motoristas de vans da linha Olho D´Água das Flores-Arapiraca reivindicam retorno para antigo terminal
Terminal de vans da linha Arapiraca-Olho D´Água das Flores Olho no cruzamento das ruas Maurício Pereira e Santos Dumont - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Os motoristas das vans que fazem o transporte complementar de passageiros entre as cidades de Olho D´Água das Flores e Arapiraca recolheram os carros por algumas horas nesta sexta-feira (01) com medo de serem multados pela Arsal (Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Alagoas).

Segundo os motoristas, nesta sexta pela manhã representantes e fiscais da Agência compareceram ao antigo terminal de passageiros na cidade de Arapiraca que fica na esquina das ruas Maurício Pereira e Santos Dumont junto com Polícia Militar para obrigar os motoristas a deixarem o local porque, segundo a Arsal, eles não teriam mais autorização para estacionar os carros no local.

Segundo o presidente da Associação dos Transportes Alternativos de Olho D´Água das Flores, Renato de Farias, o advogado da Associação chegou ao local e pediu que os fiscais apresentassem uma ordem de despejo expedida pela justiça, o que não foi mostrado pelos fiscais, segundo o presidente da associação. Com isso, os motoristas permaneceram ano local.

Diante do impasse, o advogado da associação tentou agendar uma reunião com a direção da Arsal para a próxima segunda-feira (04), o que foi confirmado no início da tarde desta sexta, segundo informou ao Sete Segundos o presidente da Associação, Renato de Farias. Ainda segundo Renato, o advogado da Associação também teria conseguido, junto à Arsal, autorização para que os motoristas permaneçam usando o ponto antigo de Arapiraca até a próxima terça (05).

Origem


Ainda de acordo com o presidente da Associação dos Transportes Complementar de Olho D´Água das Flores, Renato de Farias, há um ano a Arsal determinou que o terminal de embarque e desembarque para a linha Olho D´Água das Flores – Arapiraca saísse da Rua Maurício Pereira e passasse para a área em frente ao Estádio Municipal de Arapiraca, onde ficam as vans que saem em direção ao sertão.

“Essa mudança nos prejudicou porque o passageiro que iria para uma cidade que fica depois de Olho D´Água das Flores não esperava pelos nossos carros, pegava uma van de outro município já que era caminho, e isso trouxe prejuízo para a gente”, conta Renato de Farias.

Terminal para onde os motoristas da linha Olho D´Água das Flores - Arapiraca haviam sido transferidos antes de decidirem retornar para o ponto original. Foto: Giovanni Luiz

O presidente disse que diante da situação, os motoristas reivindicaram o retorno para o terminal da Rua Maurício Pereira, onde permaneceram por 90 dias. Após esse prazo, a Arsal propôs uma nova mudança, transferindo-os para o terminal das linhas para as cidades de Lagoa da Canoa, Campo Grande, Olho D´Água Grande e Traipu, próximo ao Centro da cidade, perto do supermercado G Barbosa, o que também não ajudou porque os passageiros continuaram a pegar vans para Olho D´ Água das Flores ainda nos pontos para outras cidades sertanejas.

Após um novo prazo de 90 dias, os motoristas da linha Olho D´Água das Flores-Arapiraca retornaram mais uma vez, para o terminal no cruzamento entre as ruas Maurício Pereira e Santos Dumont, quando foram surpreendidos pela presença dos fiscais nesta sexta (01).

“Aqui é o melhor lugar para nós porque as pessoas já estão acostumadas e não atrapalha o trânsito porque as vans que chegam de Olho D´Água das Flores utilizam a entrada pela Rua Maurício Pereira e as que saem pegam a Rua Santos Dumont, uma saída diferente que já dá acesso às ruas que ligam à cidade à rodovia AL-220”, disse o presidente da Associação.

O Portal7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Arsal para saber a posição da Agência sobre o assunto, mas até o fechamento da reportagem não obteve retorno.