WhatsApp, Facebook e Instagram voltam gradualmente, relatam usuários; empresa confirma
Fora do ar há seis horas, grupo chegou a mandar funcionários para acionamento manual em centro de dados na Califórnia
Usuários começaram a relatar a retomada gradual do acesso ao Facebook, WhatsApp e Instagram após seis horas fora do ar nesta segunda-feira. Em nota, a empresa confirmou que os servidores voltam a funcionar.
"Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguardarem", afirmou o Facebook em postagem no Twitter.
O Instagram também se pronunciou, informando que seu sistema ainda está lento, mas "com certeza voltando agora".
"Obrigado por estarem conosco e nos desculpem pela demora", afirmou em um tuíte.
Publicações sobre a volta dessas redes sociais foram deixadas no Twitter, rede que abrigou diversos memes durante o período sem acesso aos servidores. Relatos indicando que o problema foi solucionado foram postados também no site "Downdetector". Mas ainda há relatos de muita instabilidade nas redes.
O perfil do WhatsApp no microblog reforçou o pedido de desculpas da empresa.
"Pedimos desculpas a todos que não conseguiram usar o WhatsApp hoje. Estamos começando a fazer o WhatsApp funcionar de forma lenta e cuidadosa novamente. Muito obrigado pela sua paciência. Continuaremos a mantê-lo atualizado quando tivermos mais informações para compartilhar", disse.
Em comunicado à imprensa, o Facebook novamente disse que "sente muito".
”Para todos que foram afetados pela interrupção das nossas plataformas hoje: sentimos muito. Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência à medida que voltamos a ficar online”, diz a nota.
Equipe tentou resolver problema manualmente no centro de dados na Califórnia
Mais cedo, uma pequena equipe de funcionários foi enviada ao centro de dados do Facebook, em Santa Clara, no estado americano da Califórnia, para tentar uma "reinicialização manual" dos servidores, de acordo com um memorando interno divulgado pelo "New York Times".
Ainda segundo o jornal americano, especialistas tentam determinar a origem da instabilidade. No entanto, dois membros da equipe de segurança disseram, sob condição de anonimato por não poderem fornecer informações abertamente, que um ataque cibernético é bastante improvável. Eles explicaram que a ação de hackers não seria capaz de derrubar tantos aplicativos.
A rede usada por funcionários do Facebook, chamada Workplace, também deixou de funcionar, segundo relatos de colaboradores, que de repente se viram impossibilitados de realizar suas atividades profissionais. Para se comunicar, tiveram que acessar outros meios, como Linkedin, Zoom e provedores de e-mail.
Funcionários que foram trabalhar de modo presencial também tiveram problemas para ingressar nos edifícios, bem como acessar salas de reunião, cujas entradas são liberadas a partir da leitura eletrônica de seus crachás, e até mesmo essa identificação foi comprometida. Para que a avaliação das falhas seja feita na área dos servidores, os engenheiros precisam ver outras maneiras de entrar nas salas.
Enquanto isso, o centro de operações de segurança global do Facebook determinou que a interrupção era "um risco ALTO para as pessoas, risco MODERADO para os ativos e um risco ALTO para a reputação do Facebook", de acordo com o memorando da empresa.
Últimas notícias
Educação promove 1º Buzinaço da Busca Ativa Escolar para combater evasão em Maragogi
Ciclista morre após ser atingido por carro na AL-115, em Palmeira dos Índios
Da Bahia à Sapucaí, Carnaval 2026 tem clima de campanha antecipada pró-Lula
Mega-Sena, concurso 2.967: prêmio acumula e vai a R$ 130 milhões
Menina de quatro anos que desapareceu em região de mata é encontrada em MG
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
