Violência

Companheira do acusado de atentado em Olivença havia enviado ameaças à vítima

Quitéria Vieira dos Santos também foi agredida por Elvison e registrou o caso dois dias após o atentado na Delegacia de Olho d’Água das Flores

Por 7Segundos com Alagoas Na Net 02/11/2021 15h03 - Atualizado em 02/11/2021 16h04
Companheira do acusado de atentado em Olivença havia enviado ameaças à vítima
Damiana não resistiu aos ferimentos e morreu no local; filha foi socorrida em estado grave - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Novos capítulos do atentado dentro de cartório no município de Olivença estão sendo revelados. Agora, áudios incriminam a companheira do acusado, Elvison Vilela, de ter ameaçado a escrevente do estabelecimento público.

Quitéria Vieira dos Santos, acusada de envolvimento no crime que foi detida na noite da última sexta-feira (29), enviou os áudios com ameaças diretamente à funcionária do local onde o atentado aconteceu. Em um deles Quitéria dizia: "você grava este áudio porque eu digo na frente do juiz, digo na frente sede ******* que eu vou para Olivença esses dias e agora eu vou matar você, desgraçada, eu vou esfolar a sua cabeça, eu vou deixar você pior do que uma peneira".

Ela ainda questionava a escrevente: "você está brincando com a minha cara, né? Você está brincando". Não satisfeita, ela continuou afirmando que iria "mostrar como é que se brinca na cara de uma mulher".

Ainda no registro é possível constatar que a acusada estava insatisfeita com a relação que seu marido e a vítima tiveram no passado. "Se ele quer ser corno, meu amor, ele vai ficar com você. Agora você vai ver como eu vou deixar a sua cara. É vagabunda, é cachorra, é safada, é sem vergonha e o corno [se referindo à Elvison] em cima, porque corno é assim: quando mais ele 'leva gaia', mais ele quer, né?", dizia.

A obtenção do áudio em questão foi fundamental para o pedido de prisão contra Quitéria dos Santos. Em entrevista na semana passada, o delegado Hugo Leonardo, responsável pelo inquérito, revelou que essas ameaças integram as investigações sobre o crime no Cartório. A PC está avaliando se Quitéria tem alguma participação no atentado.

Quitéria também era vítima de Elvison

Dois dias após o crime dentro do Cartório, a suspeita que fez as ameaças buscou a Delegacia de Olho d’Água das Flores e disse que foi vítima de Elvison Vilela. Ela relatou diversos episódios de violência do companheiro, um deles ocorrido à beira do Canal do Sertão.

“Dias após eles reatarem, ele a levou até o Canal do Sertão, em Senador Rui Palmeira, onde a ameaçou, caso a mesma encerrasse o relacionamento. Tento envolvido o cabo de celular em seu pescoço e a obrigado a fazer um pacto com ele e Deus, para que permanecessem juntos, sempre apertando o fio do carregador”, declarou Quitéria.

O depoimento sertaneja também ressalta que algumas das agressões sofridas, eram presenciadas pela família do marido. “Episódios de agressões aconteceram na residência do senhor Elvison Vilela na presença do seu genitor”, completou a companheira do acusado de homicídio e tentativa de homicídio.

No boletim à PC, Quitéria afirmou que seu relacionamento com Elvison teve idas e vindas, mas que em 2020 eles reataram e ela descobriu que seu companheiro a traía com a funcionária do Cartório de Olivença. A mulher disse que, num rompante de ciúmes, entrou em contato com Dayrla, questionando sobre a suposta relação.

Ainda no relato a polícia, ela diz que não tem conhecimento dos motivos que levaram seu companheiro a tentar matar a escrevente. A mulher também afirma que não não sabia que ele estava planejando isso.

Resposta da defesa

A defesa negou o envolvimento de sua cliente no atentado e disse que, no que compete ao áudio, iria "se resguardar ao direito de adentrar neste assunto em momento oportuno, tendo em vista que ainda não teve acesso total a todos os atos do inquérito policial".

As defensoras também disseram não querer comentar o boletim feito pela cliente, para resguardar sua integridade. “No que se refere ao Boletim de ocorrência que gerou as medidas protetivas contra o acusado Elvison Vilela, a defesa não pretende adentrar a este mérito no presente momento, vez que visa resguardar a integridade física da sua cliente”, escreveu.