Geral

Ambulâncias do Samu em Santana do Ipanema são regularizadas após atuação da Defensoria Pública

Duas ambulâncias estavam paradas com problemas mecânicos; Defensoria monitora o retorno da Unidade de Serviço Básico (USB)

Por 7Segundos com Assessoria 18/11/2021 12h12 - Atualizado em 18/11/2021 12h12
Ambulâncias do Samu em Santana do Ipanema são regularizadas após atuação da Defensoria Pública
Ambulância Samu - Foto: Carla Cleto

Os serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no município de Santana do Ipanema, foram regularizados nesta semana, após atuação dos defensores públicos João Augusto Sinhorin e Carina Soares, que cobraram medidas urgentes para sanar a carência de ambulâncias na região, que estavam sem funcionamento há mais de 30 dias.

Os defensores explicam que, há 15 dias, receberam informações apontando que o Samu da cidade estava sem funcionamento, em razão das duas ambulâncias que estavam paradas com problemas mecânicos. A situação foi constatada durante inspeção realizada no local.

Diante do cenário, os defensores públicos oficiaram o Samu cobrando informações detalhadas sobre os motivos que levaram à situação, bem como que providências fossem tomadas a fim de solucionar o problema imediatamente.

Nessa quarta-feira, 17, a Unidade de Suporte Avançado (USA), destinada ao atendimento de situações graves - composta por um médico, enfermeiro e motorista – está em funcionamento na região. Os defensores públicos monitoram o retorno da Unidade de Suporte Básico (USB), destinada ao atendimento que necessita de intervenção médica.

Para os defensores, o caso em destaque demonstra a importância do poder de requisição da Defensoria Pública em defesa dos direitos da população, implementação de políticas públicas e na resolução administrativa e extrajudicial das demandas.