Traipu realiza desfile cívico pelo Dia da Consciência Negra
A concentração será a partir das 08h00 da manhã deste sábado (20) no portal de entrada da cidade
O município de Traipu, localizado na região do Baixo São Francisco de Alagoas, possui três comunidades quilombolas reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares. São elas: Belo Horizonte (60 famílias), Uruçu (50 famílias) e Mumbaça (401 famílias). Apesar disso, o município nunca havia organizado uma programação voltada para o Dia da Consciência Negra.
Este ano, porém, o Dia 20 Novembro em Traipu será diferente dos anos anteriores, lembra o Secretário de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, Manuel Oliveira, conhecido como Bié, natural da tradicional comunidade quilombola Mumbaça, localizada em Traipu.
"Pela primeira vez Traipu vai comemorar o Dia da Consciência Negra. Isso é motivo de orgulho para todos nós, não somente os afrodescendentes, os quilombolas, mas, todos os moradores. Nós organizamos uma programação voltada para esse dia e contamos com o apoio da atual gestão municipal através do prefeito Lucas Santos para poder realizá-la do jeito que a gente imaginou", ressalta Manuel Oliveira.

Manuel Oiveira, o Bié, Sec. de Turismo, Cultura e Igualdade Racial de Traipu. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
A programação será realizada no período da manhã e conta com um Desfile Cívico da Consciência Negra e Igualdade Racial. A concentração será às 08h00 no portal de entrada da cidade. Irão desfilar alunos das escolas da rede municipal de ensino Ilva Izidoro e Getúlio Vargas, ambas da Mumbaça, Escola Tiradentes, de Uruçu, Escola Francisco Mangabeiras, da zona urbana de Traipu, além das escolas da rede estadual de ensino Professora Maria Avelina do Carmo, Mário Brandão e Agapito Rodrigues, todas de Traipu.
O desfile vai contar ainda com a participação da banda fanfarra da Escola Professora Maria Avelina do Carmo e da Banda Municipal Maestro Antonio Basílio. O trajeto do desfile seguirá do portal pelas principais ruas da cidade até se encerrar na orla ribeirinha às margens do Rio São Francisco.

Últimas notícias
Acusados tentar explodir bomba em aeroporto se tornam réus no STF
Aprovado no Senado, PL da Dosimetria vai à sanção presidencial
Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira
Bolsonaro pede autorização para fazer fisioterapia na prisão
Rafael Brito realiza sonho de milhares de educadores e luta para transformar PIBID em lei
Incêndio em vegetação mobiliza Corpo de Bombeiros na Avenida Governador Afrânio Lages, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
