Traipu realiza desfile cívico pelo Dia da Consciência Negra
A concentração será a partir das 08h00 da manhã deste sábado (20) no portal de entrada da cidade
O município de Traipu, localizado na região do Baixo São Francisco de Alagoas, possui três comunidades quilombolas reconhecidas e certificadas pela Fundação Cultural Palmares. São elas: Belo Horizonte (60 famílias), Uruçu (50 famílias) e Mumbaça (401 famílias). Apesar disso, o município nunca havia organizado uma programação voltada para o Dia da Consciência Negra.
Este ano, porém, o Dia 20 Novembro em Traipu será diferente dos anos anteriores, lembra o Secretário de Turismo, Cultura e Igualdade Racial, Manuel Oliveira, conhecido como Bié, natural da tradicional comunidade quilombola Mumbaça, localizada em Traipu.
"Pela primeira vez Traipu vai comemorar o Dia da Consciência Negra. Isso é motivo de orgulho para todos nós, não somente os afrodescendentes, os quilombolas, mas, todos os moradores. Nós organizamos uma programação voltada para esse dia e contamos com o apoio da atual gestão municipal através do prefeito Lucas Santos para poder realizá-la do jeito que a gente imaginou", ressalta Manuel Oliveira.

Manuel Oiveira, o Bié, Sec. de Turismo, Cultura e Igualdade Racial de Traipu. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos
A programação será realizada no período da manhã e conta com um Desfile Cívico da Consciência Negra e Igualdade Racial. A concentração será às 08h00 no portal de entrada da cidade. Irão desfilar alunos das escolas da rede municipal de ensino Ilva Izidoro e Getúlio Vargas, ambas da Mumbaça, Escola Tiradentes, de Uruçu, Escola Francisco Mangabeiras, da zona urbana de Traipu, além das escolas da rede estadual de ensino Professora Maria Avelina do Carmo, Mário Brandão e Agapito Rodrigues, todas de Traipu.
O desfile vai contar ainda com a participação da banda fanfarra da Escola Professora Maria Avelina do Carmo e da Banda Municipal Maestro Antonio Basílio. O trajeto do desfile seguirá do portal pelas principais ruas da cidade até se encerrar na orla ribeirinha às margens do Rio São Francisco.

Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
