Projeto sobre Identidade Afrodescendente é apresentado na Vila Pau d`Arco durante Dia da Consciência Negra
A culminância do projeto tem como principal objetivo o reconhecimento sociocultural de discussão da identidade afrodescendente que há em nosso país
Neste dia 20 de novembro, em que o Brasil celebra a Consciência Negra, alunos e professores da Escola Municipal Luiz Alberto, na comunidade remanescente de quilombo da Vila Pau d`Arco, apresentaram o projeto “Construindo a Identidade Afrodescendente”.
A culminância do projeto tem como principal objetivo o reconhecimento sociocultural de discussão da identidade afrodescendente que há em nosso país, principalmente em Arapiraca.
A secretária de Educação e Esporte de Arapiraca, professora Ivana Carla, esteve na Vila Pau d`Arco na manhã deste sábado e conferiu de perto o trabalho desenvolvido no local.
“Projetos como esses são de extrema necessidade, pois estão diretamente atrelados ao combate à intolerância, ao preconceito. A cultura da paz, da resiliência e da igualdade precisa ser ampliada, principalmente nas nossas escolas”, disse a gestora.
O evento contou com apresentações artísticas, dança, música, pintura e exposição de trabalhos dos alunos.
COMUNIDADES QUILOMBOLAS
Há, em Alagoas, 68 comunidades remanescentes dos quilombos, sendo duas delas na Terra de Manoel André, tratam-se da Vila Pau d`Arco e da Vila Carrasco. E pouco antes da chegada do fundador em 1848, já havia gente por aqui.
Para conhecer mais sobre a história das duas comunidades quilombolas de Arapiraca e sobre seus costumes e cultura rica, clique aqui.