Saúde

[Vídeo] Com doença rara, menino de onze anos mora com os avós e precisa de ajuda para sobreviver

Criança será levada para dermatologista de Arapiraca que irá avaliar a situação da doença de Serginho para amenizar o sofrimento dele

Por 7Segundos 01/12/2021 07h07 - Atualizado em 01/12/2021 13h01
[Vídeo] Com doença rara, menino de onze anos mora com os avós e precisa de ajuda para sobreviver
Menino tem doença rara de pele e precisa de ajuda para sobreviver em Arapiraca - Foto: Cortesia da família

Uma doença rara, hereditária e sem cura. Esse é o flagelo que o menino de 11 anos, José Sérgio dos Santos Ferreira, mais conhecido como "Serginho", vai carregar por toda a vida. Ele sofre de ictiose congênita, doença que, segundo o Ministério da Saúde, atinge um em cada 300 mil bebês.

O menino mora com os avós no bairro Planalto, em Arapiraca, que não possuem condições financeiras para oferecer o tratamento e os cuidados adequados para minimizar os efeitos da doença, que provoca um ressecamento extremo na pele e até mesmo nos olhos. 

Ele e o irmão de cinco anos são criados pelos avós maternos, Sérgio dos Santos, 57, que é bombeiro hidráulico, mas está desempregado; e Maria José dos Santos Rocha, 53, que é dona de casa. A família não é beneficiária de programas federais de transferência de renda, e o casal cuida ainda de um filho de 19 anos, que é portador de deficiência.

Apesar das dificuldades financeiras, a família no momento busca ajuda para Serginho. A situação dele já sensibilizou algumas pessoas, incluindo o dermatologista Diogo Granja; o oftalmologista Walberto Santana; e o cardiologista Iuri Candiago, que vão consultar gratuitamente o menino. Uma outra pessoa  também colaborou com a doação de um colírio que ele precisa usar com frequência para evitar o ressecamento dos olhos. 

Mas para que Serginho possa realizar o sonho de passar a frequentar a escola, ele precisa de roupas com proteção solar, boné e guarda-chuva para se proteger do sol, e ainda fraldas e ventilador. “Ele dorme na mesma cama de solteiro com o irmão de cinco anos e sente muito calor devido ao problema dele e não temos condições de comprar um ventilador”, contou os avós.

Acompanhe o relato dos avós do menino nesta entrevista que o 7 Segundos fez na clínica, onde eles começaram a ter a ajuda da funcionária Ana Magna, que receberá colaborações para o menino pelo número: (82) 9.9655-7788.