Indígena, alagoana eleita Miss Brasil 2021 tem etnia incluída na Carteira de Identidade
Em Alagoas, integrantes de povos e comunidades tradicionais já podem solicitar a inserção do grupo étnico no novo modelo do RG
A alagoana eleita Missa Brasil 2021, Elâine Souza, já incluiu na segunda via da sua Carteira de Identidade a etnia indígena. É que o Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas já está acrescentando o grupo étnico no novo modelo do RG (Registro Geral).
A indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão, no município de Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena da modelo na segunda via da carteira de identidade.
Natural de Pariconha, Sertão de Alagoas, a modelo e estudante de psicologia tem 20 anos e pertence a etnia Katokinn. Ela também é afrodescendente.
Quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG da alagoana, expedido pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.
Pedido de grupos étnico-sociais

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originais de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserido na Carteira de Identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.
“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles, pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas, o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG.", explicou Anízio Amorim.
Comunidades em Alagoas
Segundo dados do Governo de Alagoas, atualmente, o estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é de que os integrantes dessas comunidades, a medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.
Durante todo este ano, onde está sendo celebrado o centenário do Instituto de Identificação, a superintendência do órgão vem investindo na modernização e na ampliação do órgão.
Foram criados novos postos de atendimento e estão sendo realizadas várias caravanas, como Meu RG na Mão, Meu Primeiro RG e RG dos Povos Tradicionais para garantir, ao maior número de pessoas, o direito ao serviço de emissão da carteira de identidade em Alagoas.
Últimas notícias
Polícia prende em PE e SP suspeitos de tentativa de latrocínio em Quebrangulo
Homem é preso por descumprir medida protetiva em Santana do Ipanema
Prefeitura anuncia entrega de alvarás e crachás para ambulantes do São João Massayó
Representante comercial morre em grave acidente envolvendo carro e carreta na BR-423
Arraiá da Assistência reúne mais de 500 pessoas e destaca serviços desenvolvidos em São Sebastião
Cabo Bebeto defende penas mais rígidas para agressores de mulheres e critica impunidade
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
