Indígena, alagoana eleita Miss Brasil 2021 tem etnia incluída na Carteira de Identidade
Em Alagoas, integrantes de povos e comunidades tradicionais já podem solicitar a inserção do grupo étnico no novo modelo do RG
A alagoana eleita Missa Brasil 2021, Elâine Souza, já incluiu na segunda via da sua Carteira de Identidade a etnia indígena. É que o Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas já está acrescentando o grupo étnico no novo modelo do RG (Registro Geral).
A indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão, no município de Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena da modelo na segunda via da carteira de identidade.
Natural de Pariconha, Sertão de Alagoas, a modelo e estudante de psicologia tem 20 anos e pertence a etnia Katokinn. Ela também é afrodescendente.
Quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG da alagoana, expedido pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.
Pedido de grupos étnico-sociais

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originais de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserido na Carteira de Identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.
“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles, pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas, o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG.", explicou Anízio Amorim.
Comunidades em Alagoas
Segundo dados do Governo de Alagoas, atualmente, o estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é de que os integrantes dessas comunidades, a medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.
Durante todo este ano, onde está sendo celebrado o centenário do Instituto de Identificação, a superintendência do órgão vem investindo na modernização e na ampliação do órgão.
Foram criados novos postos de atendimento e estão sendo realizadas várias caravanas, como Meu RG na Mão, Meu Primeiro RG e RG dos Povos Tradicionais para garantir, ao maior número de pessoas, o direito ao serviço de emissão da carteira de identidade em Alagoas.
Últimas notícias
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
