Alagoas

Indígena, alagoana eleita Miss Brasil 2021 tem etnia incluída na Carteira de Identidade

Em Alagoas, integrantes de povos e comunidades tradicionais já podem solicitar a inserção do grupo étnico no novo modelo do RG

Por 7Segundos com Ascom/Perícia Oficial 07/12/2021 13h01 - Atualizado em 07/12/2021 14h02
Indígena, alagoana eleita Miss Brasil 2021 tem etnia incluída na Carteira de Identidade
Miss Brasil 2021 já tem etnia na segunda via da Carteira de Identidade e é alagoana de Pariconha - Foto: Ascom/Perícia Oficial

A alagoana eleita Missa Brasil 2021, Elâine Souza, já incluiu na segunda via da sua Carteira de Identidade a etnia indígena. É que o Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas já está acrescentando o grupo étnico no novo modelo do RG (Registro Geral).

A indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão, no município de Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena da modelo na segunda via da carteira de identidade.

Natural de Pariconha, Sertão de Alagoas, a modelo e estudante de psicologia tem 20 anos e pertence a etnia Katokinn. Ela também é afrodescendente.

Quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG da alagoana, expedido pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.

Pedido de grupos étnico-sociais



O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originais de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserido na Carteira de Identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.

“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles, pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas, o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG.", explicou Anízio Amorim.

Comunidades em Alagoas


Segundo dados do Governo de Alagoas, atualmente, o estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é de que os integrantes dessas comunidades, a medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.

Durante todo este ano, onde está sendo celebrado o centenário do Instituto de Identificação, a superintendência do órgão vem investindo na modernização e na ampliação do órgão.

Foram criados novos postos de atendimento e estão sendo realizadas várias caravanas, como Meu RG na Mão, Meu Primeiro RG e RG dos Povos Tradicionais para garantir, ao maior número de pessoas, o direito ao serviço de emissão da carteira de identidade em Alagoas.