Indígena, alagoana eleita Miss Brasil 2021 tem etnia incluída na Carteira de Identidade
Em Alagoas, integrantes de povos e comunidades tradicionais já podem solicitar a inserção do grupo étnico no novo modelo do RG

A alagoana eleita Missa Brasil 2021, Elâine Souza, já incluiu na segunda via da sua Carteira de Identidade a etnia indígena. É que o Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas já está acrescentando o grupo étnico no novo modelo do RG (Registro Geral).
A indígena Elâine Souza participou da abertura da 43ª edição da Caravana do Meu RG na Mão, no município de Pariconha. Além do nome do registro civil foi acrescentado a etnia indígena da modelo na segunda via da carteira de identidade.
Natural de Pariconha, Sertão de Alagoas, a modelo e estudante de psicologia tem 20 anos e pertence a etnia Katokinn. Ela também é afrodescendente.
Quando ela for representar o Brasil no concurso Miss Internacional esta informação oficial já constará na versão física e digital do RG da alagoana, expedido pelo Instituto de Identificação da Perícia Oficial do Estado de Alagoas.
Pedido de grupos étnico-sociais

O superintendente do Instituto de Identificação, Anízio Amorim, explicou que a inclusão dessa informação foi um pedido realizado pelos grupos étnico-sociais dos povos tradicionais e originais de Alagoas. A partir de agora, poderá ser inserido na Carteira de Identidade as expressões quilombola ou indígena a pedido do requerente no ato da solicitação do RG.
“Após reuniões com representantes de povos e comunidades tradicionais em Alagoas, percebemos a necessidade de acrescentar a etnia no RG deles, pois entendemos que a cidadania de qualquer pessoa começa pela carteira de identidade, ou seja, agora com essa medida, estaremos garantindo a essas pessoas, o respeito, o reconhecimento e a identificação da etnia deles através do RG.", explicou Anízio Amorim.
Comunidades em Alagoas
Segundo dados do Governo de Alagoas, atualmente, o estado possui 70 comunidades quilombolas e 11 comunidades indígenas espalhadas em várias regiões. A expectativa é de que os integrantes dessas comunidades, a medida que forem renovando sua carteira de identidade, acrescentem também a etnia no documento.
Durante todo este ano, onde está sendo celebrado o centenário do Instituto de Identificação, a superintendência do órgão vem investindo na modernização e na ampliação do órgão.
Foram criados novos postos de atendimento e estão sendo realizadas várias caravanas, como Meu RG na Mão, Meu Primeiro RG e RG dos Povos Tradicionais para garantir, ao maior número de pessoas, o direito ao serviço de emissão da carteira de identidade em Alagoas.
Últimas notícias

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente

Mãe denuncia negligência médica após perder bebê em hospital de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
