Bichos na Justiça: cachorro pode processar dono por maus tratos? Entenda
Dois cachorros conseguiram, em setembro, o direito de processar os próprios ex-donos sob alegação de maus tratos no Paraná

Graças ao trabalho de uma ONG, dois cachorros conseguiram um feito curioso: a dupla ganhou, em setembro, o direito de processar os próprios ex-donos sob alegação de maus tratos no Paraná. De acordo com decisão do Tribunal de Justiça do estado, Rambo e Spike podem ser considerados como autores do processo. Ou seja, equivalentes a um ser humano que processa outro ser humano.
O caso aconteceu em setembro e pode influenciar outros tribunais brasileiros a tomar decisões semelhantes. Segundo especialistas, o episódio também abre um debate propositivo para reconhecer e respeitar animais como seres com consciência e direitos.
Como os cães foram parar na Justiça?
Tudo começou em janeiro de 2020. Na época, o pointer inglês Rambo e o golden retriever Spike teriam ficado sozinhos por 29 dias nos fundos de uma casa no município de Cascavel. Os cães eram alimentados por vizinhos, que acionaram a ONG Sou Amigo para resgatá-los. Depois, a Polícia Militar fez um boletim de ocorrência por maus tratos.
Após o resgate, a advogada da ONG, Evelyne Paludo, entrou com um processo contra os ex-tutores dos animais na esfera civil. Ou seja, ela buscou o mesmo setor da Justiça usado para mediar relacionamentos entre cidadãos e pediu o direito dos cães serem considerados como parte interessada no processo.
Evelyne afirmou que a dupla de cães ficou sozinha nas festas de ano novo e tem medo de trovões e fogos de artifício. Segundo ela, Spike foi resgatado com ferimentos infeccionados.
Em setembro de 2021, o tribunal aceitou o argumento, o que abriu caminho para que Rambo e Spike pudessem participar de uma nova audiência para defender o recebimento de indenização por possíveis abalos psicológicos — o chamado dano moral.
Em nota para a imprensa, os ex-tutores Elizabeth Meriva e Pedro Rafael Echer defendem que "não havia somente Spike e Rambo no imóvel, mas somente estes foram levados" e que "os fatos não foram totalmente expostos e nem a forma como tudo ocorreu".
Qual a importância da inclusão dos cães no processo?
Por décadas, defensores dos animais batalham para que bichos sejam reconhecidos como seres sencientes na Justiça e em leis. O termo "senciente" significa que os animais sentem dor, medo, alegria e são conscientes sobre a própria vida. Ou seja, indivíduos com direitos a serem respeitados por toda a sociedade.
Atualmente, a Lei Sansão aumentou a pena contra quem maltrata gatos e cachorros, mas protetores animais querem ir além. Eles querem reconhecer também os abalos psicológicos e patrimoniais contra animais.
"O objetivo é justamente demonstrar para agressores que a violência contra animais não é aceita pela nossa legislação e ampliar o espectro [das leis] de proteção", diz Evelyne. "Temos que mostrar que o direito é deles", acrescenta.
O que essa decisão pode significar para outros animais?
Não existe lei para tudo. Muitas situações vão parar na Justiça e precisam ser discutidas e debatidas em detalhes pela primeira vez. Assim, uma decisão judicial inédita pode abrir o chamado precedente.
O processo de Spike e Rambo abriu um precedente novo. De agora em diante, um animal não humano pode constar como autor em defesa dos próprios direitos na Justiça, segundo o advogado ambientalista Werner Grau. Na prática, o processo é aberto por meio de um tutor ou instituição com a guarda do bichinho.
"A decisão no Paraná é uma mudança radical", afirma o especialista. "Até pouco tempo atrás, era comum que bichos fossem tratados como coisa. Agora se entende que é possível, por meio de um tutor, defender uma indenização por dano moral e patrimonial para cobrir o custo para cuidar da saúde dos animais".
Na opinião do advogado à frente do aplicativo de resgate animal Pet-Ponto, o precedente permite que todos os bichos, não só cães, tenham direito a se defenderem judicialmente. "Cada caso, claro, seria debatido e decidido de acordo com a interpretação de cada juiz", acrescenta.
Isso já aconteceu antes?
Em maio deste ano, um cão da raça Basset Hound chamado Chaplin entrou com uma ação por danos morais contra a administração de um prédio em João Pessoa que queria proibi-lo de circular. Em março, outro advogado no Ceará apresentou uma ação com a "assinatura" de um cão: uma patinha no papel. O caso de Spike e Rambo abre o precedente para que a Justiça oficialmente os reconheça como capazes de defender os próprios direitos.
Veja também
Últimas notícias

Seduc divulga calendário de pagamento do Cartão Escola 10 para 2025

Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré

Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha

Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo

Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão

Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
