Penedo assegura R$ 140 milhões em investimentos para saneamento básico
Atualmente, apenas cerca de 5% dos penendeses dispõem de tratamento de esgoto
A adesão de Penedo ao plano estadual de concessão do saneamento básico assegurou investimentos que irão melhorar a qualidade de vida da população penedense.
O consórcio formado por uma empresa espanhola (Allonda) e uma brasileira (Conasa) vai injetar R$ 140 milhões de reais para sanear o município incluído no bloco formado por mais 33 cidades alagoanas.
Atualmente, apenas cerca de 5% dos penendeses dispõem de tratamento de esgoto, serviço que até 2033 atenderá pelo menos 90% da população, conforme determina o Marco Regulatório do Saneamento Básico.
Para se adequar à lei federal criada em 2019, o governo de Alagoas trabalhou de forma planejada, inciativa que coloca o estado em condição de liderança no Brasil, incrementando a economia alagoana e gerando mais empregos.
PIB em alta
“Nossa expectativa é de que os projetos de saneamento agregarão pelo menos 20% ao PIB de Alagoas, graças à valorização imobiliária, à produtividade, à atividade turística, além dos benefícios evidentes para a saúde e o bem-estar da população”, avalia o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, em depoimento à Agência Alagoas.
“Não é fácil realizar um projeto complexo de concessão, especialmente de saneamento, mas Alagoas foi pioneira e, para esse resultado excelente, contou com a união dos municípios que confiaram no projeto do governo”, completou Santoro.
Emprego e renda
A realização das obras pelo consórcio íbero-brasileiro nos próximos 35 anos (prazo do contrato de concessão) comprova o acerto da decisão do Prefeito Ronaldo Lopes.
A adesão ao plano estadual vai gerar emprego e renda, inclusive pela necessidade de substituir a rede antiga de distribuição de água e melhorar ou levar o serviço para locais com deficiência ou ainda não atendidos, dentro e fora da cidade.
SAAE
A medida tomada pelo gestor penedense preserva o SAAE, que continuará funcionando para atender povoados com menos de 250 famílias residentes e também garante os direitos trabalhistas dos servidores da autarquia municipal que não foi vendida, ao contrário de fake news divulgadas para tentar enganar o povo de Penedo.
Além disso, o SAAE passará a funcionar como órgão de acompanhamento permanente dos serviços da empresa responsável pela concessão, missão que também cabe à Câmara de Vereadores, parceira nos projetos de desenvolvimento do município.
A assinatura do contrato entre a Prefeitura de Penedo e o consórcio Allonda/Conasa vai acontecer em breve. Com a formalização, inicia-se o período de gestão compartilhada entre o SAAE e o consórcio íbero-brasileiro por seis meses.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
