Política

Tereza Nelma participa da entrega do instituto de prevenção e tratamento de câncer, em Arapiraca

Unidade vai realizar 6 mil procedimentos por mês; hospital é referência em prevenção de câncer no Brasil

Por 7Segundos com Assessoria 17/12/2021 10h10 - Atualizado em 17/12/2021 10h10
Tereza Nelma participa da entrega do instituto de prevenção e tratamento de câncer, em Arapiraca
Tereza Nelma - Foto: Assessoria

A deputada Federal Tereza Nelma (PSDB) participou, nesta quinta-feira (16), da inauguração do Instituto de Prevenção de Arapiraca - Hospital de Amor. Em uma solenidade histórica para o povo do Agreste, a deputada Tereza Nelma, demonstrou em seu discurso a emoção de contemplar Alagoas com um equipamento que é referência no Brasil na prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer.

O Hospital está localizado numa área de 15 mil metros quadrados, terreno doado pelo então prefeito da cidade, Rogério Teófilo, tem uma estrutura construída de mais de 2 mil metros quadrados que abriga equipamentos modernos com tecnologia de ponta, oferecendo para a população o que há de melhor em prevenção do câncer de mama, colo de útero, de boca e de intestino, com oferta de 6 mil procedimentos por mês , além da unidade móvel, a Carreta de Amor, fará os exames de mamografia e papanicolau buscando mulheres nos povoados, bairros e zona rural para que haja detecção precoce da doença.

A deputada Tereza Nelma, em seu discurso, contou que logo que eleita em 2018 foi em busca desse projeto no antigo é famoso Hospital de Câncer de Barretos/SP, hoje Hospital de Amor. “Quis trazer o melhor para a terra onde eu nasci; contei com muitos parceiros nessa luta, estou muito feliz, emocionada porque hoje acontece mais do que a entrega de um equipamento de saúde, um divisor de sonhos e compromissos para minha cidade, é uma realização de sonho. Enfrento hoje o quinto câncer e não tenho palavras para definir minha alegria de contribuir para salvar a vida de tantas outras pacientes ”, disse à parlamentar.

Tereza destinou recursos na ordem de R$14 milhões e convidou o senador Rodrigo Cunha somando R$28 milhões para a obra. O Diretor do Hospital de Amor, Henrique Prata, estima que o índice de câncer avançado será de apenas de um a dois por cento em cinco anos. “A prevenção é o segredo de tudo. Com o Hospital de Amor aqui em Arapiraca, a cura será significativa. O grande problema do câncer é a descoberta tardiamente, porque nem sempre os sintomas acontecem”, disse. “Temos muita gratidão pela iniciativa da deputada Tereza Nelma que enxergou o amor no projeto e buscou concretizar isso para a população de Alagoas”, destacou Prata.