'Baby Yingliang': o fóssil de bebê dinossauro achado dentro de ovo
Descoberta foi feita pela equipe da Universidade de Geociências da China, em Pequim
Uma equipe de cientistas encontrou um fóssil de um embrião de dinossauro ainda dentro do ovo na China, revelou um estudo publicado nesta terça-feira (21) na revista científica iScience. O bebê pertence ao grupo dos terópodes oviraptorídeos, parentes distantes das aves.
Nos últimos 100 anos, muitos ovos e ninhos fossilizados de dinossauros foram encontrados, mas descobrir um embrião preservado após milhares de anos é algo extremamente raro.
A descoberta foi feita pela equipe da Universidade de Geociências da China, em Pequim.
Originalmente, o ovo fossilizado havia sido adquirido em 2000 por Liang Liu, diretor de uma empresa chamada Yingliang Group. A raridade acabou sendo armazenada e, com o tempo, esquecida até que foi redescoberta durante a construção do Museu de História Natural da Pedra de Yingliang.
Os pesquisadores deram o nome de "Baby Yingliang" ao bebê dinossauro.
Comportamento semelhante ao dos pássaros
O fóssil ajudou os pesquisadores a avançarem em seus estudos e a identificarem uma nova posição embrionária em dinossauros.
Os estudos realizados mostraram que, dentro do ovo, o bebê está com a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.
Comparações feitas com outros embriões de oviraptorídeos em estágio avançado sugerem que este grupo desenvolveu uma postura semelhantes às das aves no final da incubação. Até então, essa posição não havia sido identificada em dinossauros não-aviários.
Agora, os cientistas planejam continuar com seus estudos avançados de imagem para identificar a anatomia interna do embrião.
Veja também
Últimas notícias
Governo sanciona lei que permite reduzir tributos sobre combustíveis
Polícia Civil mobiliza servidores para eleições e amplia treinamento com drones
Luciano exalta Paulo por duplicações e diz que obras fortalecem Arapiraca
CEPRAM julgará auto contra Braskem por deslocamento do solo e risco de sumidouros
Renato Filho promete combater bets no Congresso e alerta para impacto nas famílias
MPAL visita o Rei Pelé para averiguar obras e condições de funcionamento
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
