Brasiliana e conjunto Frei Damião foram os mais afetados pelas chuvas em Arapiraca
Defesa Civil está em reunião com secretarias municipais para execução de reparos
O bairro Brasiliana e conjunto Frei Damião foram as localidades que registraram o maior número de ocorrências ocasionadas pelas chuvas durante o final de semana, de acordo com a Defesa Civil Municipal.
Os principais problemas foram provocados por alagamentos, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Lindomar Ferreira. "Desde a noite de sábado que já vínhamos trabalhando no bairro Brasiliana, junto com as secretarias de Infraestrutura, Desenvolvimento Social e também com o Corpo de Bombeiros, em decorrência dos alagamentos, que ocorreram também no conjunto Frei Damião, no bairro Canafístula, que ficou praticamente ilhado por conta das chuvas", declarou.
Parte dessas inundações, que atingiram residências, foram provocadas por bueiros que estavam tapados por sujeira, mas apesar de a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Social ter buscado abrigo para as famílias que tiveram as casas mais atingidas, o município não registra desabrigados.
"Algumas famílias chegaram a serem retiradas, mas depois que a chuva cessou, a água baixou rápido e as pessoas preferiram voltar logo para casa, para tentar arrumar as coisas. Mas ainda nesta segunda iremos fazer vistoria em um imóvel junto com o Corpo de Bombeiros, para verificar se haverá a necessidade de interditar", declarou.
Uma das residências atingidas pela chuva foi a da auxiliar de serviços gerais, Vera, que mora com a mãe idosa e um filho no bairro Brasiliana. Mesmo com as perdas materiais, nesta segunda (27) ela precisou ir trabalhar. "Eles querem que a gente vá para um abrigo, mas nós não queremos. O ideal seria dar um jeito na rua para que a água não entre dentro de casa. Já perdi muitas coisas, nem compro mais guarda-roupa porque já perdi três", relatou a moradora.
Entre o sábado e o domingo, também foi registrado o desabamento de três árvores, fachada de uma sorveteria no Mercado do Artesanato, queda de muros, incêndio em um poste de energia e ainda o acidente que vitimou um ex-bombeiro militar na rodovia AL-110.
Apesar de o tempo ter melhorado na segunda, a Defesa Civil Municipal continua em alerta para possíveis ocorrências e, de acordo com Lindomar Ferreira, está atuando junto com as secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos para minimizar danos e fazer intervenções preventivas contra os problemas provocados pelas chuvas. Uma delas, executada na rua Maurício Pereira, ajudou a água a escoar em uma vala, sem invadir os imóveis da região.