Sertão

[Vídeo] Fortes chuvas ameaçam barragens de Canapi e preocupam moradores da região

Família precisou ser realocada após uma das barragens transbordar

Por 7Segundos 27/12/2021 15h03 - Atualizado em 27/12/2021 16h04
[Vídeo] Fortes chuvas ameaçam barragens de Canapi e preocupam moradores da região
Fortes chuvas ameaçam barragens de Canapi e preocupa moradores da região - Foto: Reprodução

Os moradores da cidade de Canapi, localizada no Sertão de Alagoas, estão sob estado de vigilância, com medo do aumento do nível da água nas três barragens localizadas na região.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Canapi, uma dessas barragens, que fica no bairro Floriano Peixoto, já transbordou e algumas famílias que moram às margens do reservatório precisaram ser realocadas para evitar transtornos maiores.

A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para que as pessoas que moram por trás do paredão da barragem evacuem do local, tendo em vista o risco de rompimento.

"Moradores que se encontram na área de risco, por trás do paredão da barragem, evacuem. A situação é muito preocupante em Canapi", disse a assessoria de comunicação da cidade, em comunicado publicado nas redes sociais da prefeitura.

Duas barragens menores que ficam mais afastadas do centro urbano de Canapi já estão sobrecarregadas, e o risco é de que a primeira rompa e faça a segunda transbordar, o que poderia acarretar na sobrecarga da terceira barragem, que fica na área urbana, afetando às famílias que vivem às margens do reservatório.

De acordo com a prefeitura, o Centro Municipal de Educação Infantil Casulo Menino Jesus está à disposição das famílias que, por algum motivo, venham a ficar desabrigadas.

Apesar dos constantes alertas feitos pela prefeitura, o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, descartou risco de rompimento no local. De acordo com ele, o órgão estadual está monitorando a situação das barragens, rios e lagoas em todas as regiões do estado, tendo em vista às chuvas que caíram nos últimos dias.

Segundo ele, até o momento não foi registrado risco de transbordamento ou rompimento. Mesmo com o aumento do volume de água, as barragens seguem escoando normalmente.