Brasil

Homens-aranha conquistam milhões de seguidores com vídeos de parkour

Spider Britto e Spider Russo viraram febre publicando vídeos vestidos de personagem tradicional do universo Marvel

Por G1 PR 03/01/2022 10h10 - Atualizado em 03/01/2022 10h10
Homens-aranha conquistam milhões de seguidores com vídeos de parkour
Spider Britto e Spider Russo gravam, fantasiados, vídeos em locais públicos de Curitiba - Foto: Arquivo pessoal/Rafael Britto

Se no mundo dos quadrinhos e dos cinemas a identidade de Peter Parker sempre foi envolvida em muito mistério, em Curitiba, a história do Homem-Aranha segue na direção oposta. Aliás, homens-aranha.

Rafael Britto e Alex Russo não se escondem por baixo das máscaras e são, para mais de 7 milhões de seguidores, Spider Britto e Spider Russo, amigos que moram na capital paranaense e que explodiram nas redes fazendo vídeos de parkour em locais inusitados, incluindo pontos turísticos.

"Deu super certo. Pra nós que fazemos parkour há anos, essas acrobacias, é como se a gente entrasse no personagem. Conectou muito bem com o nosso trabalho", lembra Russo.

O parkour é uma prática que consiste em usar o corpo para se deslocar de um ponto a outro, da maneira mais rápida possível, normalmente usando cenários poucos convencionais, como muros e árvores. São saltos, mortais e cambalhotas que não passam despercebidos aos olhos de crianças e adultos.

Britto e Russo ficaram amigos, justamente, pela admiração ao parkour.

Ambos trabalhavam com carteira assinada até meados de 2018, mas, com o tempo, começaram a ter interesse em sair do corporativismo e investirem no esporte. Os dois ainda não sabiam, mas neste momento se desenhava o início da carreira de influenciadores digitais.

“Eu estava trabalhando em uma assessoria de cobrança. O Russo estava no mesmo esquema, mas em um cargo superior. Eu estava lendo um livro e pensei ‘cara, o que eu estou fazendo com a minha vida?’. Nisso eu tive a ideia vender doce na rua, no semáforo. E neste mesmo tempo, o Russo estava com a mesma ideia. Isso sem a gente nem ter conversado”, explicou Britto.

Multiverso curitibano

Com a ideia na cabeça e determinação para correrem atrás, a entrada dos novos homens-aranha em cena foi uma questão de tempo.

Às vezes, amigos se juntam na brincadeira e se fantasiam com Britto e Russo, aumentando o multiverso-aranha.

Britto explica que eles sempre gostaram da história do Homem-Aranha e, pela similaridade dos movimentos do parkour com os do personagem, aderir à fantasia foi inevitável.

Da vida nos escritórios, eles migraram para as ruas como artistas e, nos semáforos de Curitiba, passaram a vender doces e fazer acrobacias.

Os dois lembram que em três horas de trabalho no trânsito, começaram a receber mais do que em uma semana dentro dos escritórios. Foi aqui que começou, também, a produção de vídeos.

“Imagina. Se você trabalhava cinco horas ali, você tirava o que você ganharia na semana dentro de um escritório. Aí nós fomos fazendo isso e também gravando vídeos”.

Com o tempo, as produções de Spider Britto e Spider Russo chamaram a atenção da plataforma TikTok, que buscava espaço no mercado brasileiro. Por intermédio de um amigo, ambos conseguiram contrato com a empresa para a criação de vídeos diários.

Desde o início, as produções atingiam milhões de visualizações.

Com o crescimento da plataforma e adesão de celebridades ao formato, Britto conta que o contrato com a empresa acabou depois de alguns meses, mas os amigos continuaram investindo nas produções audiovisuais.

Novas parcerias surgiram e eles passaram a monetizar não só com visualizações de vídeos, mas também com contratos de publicidade.

Na pandemia, Russo chegou a fazer uma pausa na atuação exclusiva aos vídeos e voltou ao mercado com carteira assinada, mas, em pouco tempo, concluiu que a carreira de influenciador era mais promissora.

“Uma hora percebemos que a gente conseguia viver disso e viver muito bem. Eu consegui meu primeiro contrato de vídeo com o aplicativo Kwai, o Britto já estava estabilizado. Eu gravava só de uma a três horas por semana, e trabalhava CLT todos os dias praticamente. E teve uma hora que a renda dos meus vídeos encostou no meu salário, foi a hora que eu decidi sair de novo. Eu vi que podia me dedicar mais aos vídeos e fazer dar certo”, detalhou Russo.

Para além do personagem


Apesar de terem explodido nas redes como homens-aranha e manterem a alcunha do personagem em seus perfis, os dois amigos possuem vídeos sem fantasia que também ultrapassam milhões de visualizações.

Segundo a dupla, a alta repercussão dos vídeos garantiu a Spider Britto o título de profissional de parkour mais seguido do Brasil quando somadas todas as redes em que publica atualmente.

Só no TikTok, Spider Britto tem mais de 3,5 milhões de seguidores e mais de 23 milhões de curtidas. Russo, somando todas as plataformas em que atua, soma mais de 1 milhão de seguidores.

"A nossa edição não é complicada, na verdade é bem rápida. Aprendemos a fazer chamadas, vídeos narrados, tudo isso ajuda nas visualizações. Isso que nós fazemos de ficar brincando com crianças, a gente tem muita facilidade, fazer gracinha, vem de antes dos vídeos e hoje, gravando, funciona muito bem", detalha Britto

O que começou como alternativa de renda, se tornou profissão e hobby, simultaneamente.

A diversão no que fazem hoje, inclusive, teve registro nas salas de cinema da capital, onde marcaram presença para assistir ao filme Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, produção mais recente dos Estúdios Marvel.

"Nós fomos animar todo mundo lá. Foram umas sete sessões que nós participamos fantasiados, junto com alguns amigos. Mas fomos para assistir também. Pra mim, foi o melhor filme da Marvel", finaliza Britto.