Saúde

Secretaria de Saúde de Arapiraca toma medidas emergenciais para enfrentar Síndromes Gripais no município

Força-tarefa é montada para atendimento às pessoas que apresentarem sintomas gripais no município de Arapiraca

Por 7Segundos 06/01/2022 12h12
Secretaria de Saúde de Arapiraca toma medidas emergenciais para enfrentar Síndromes Gripais no município
Reunião da Saúde em Arapiraca prepara força-tarefa para enfrentar Síndromes Gripais - Foto: Magno Almeira / Ascom Arapiraca

Em meio ao aumento de atendimentos aos casos de Síndromes Gripais em todos os serviços de saúde, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião, na tarde dessa quarta-feira (5), para realinhar os fluxos e organizar melhor os serviços que atendem a 7ª Região de Saúde, da qual Arapiraca é referência.

Além da equipe municipal, também estiveram presentes representantes do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, local que sediou o encontro; da Unidade de Pronto Atendimento Noel Macêdo, e do Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca, o objetivo do encontro foi traçar o perfil assistencial em saúde para o enfrentamento a epidemia de síndromes gripais, levando em consideração as particularidades da Covid-19 e da Influenza.

“Estamos enfrentando um aumento significativo na procura de pacientes com sintomas gripais e isso tem feito com que o município reorganize os fluxos para melhorar o atendimento ao arapiraquense e cidades circunvizinhas. Nossos profissionais estão atuando com muita garra no enfrentamento de mais uma batalha”, disse a gestora, reforçando que as Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para os casos gripais.


“As equipes de Saúde da Família realizarão o processo de acolhimento e primeiro atendimento. Apenas casos específicos serão direcionados para outros serviços de saúde”, explicou Luciana Fonseca.

Orientações às Unidades Básicas


Tendo em vista o aumento da demanda de trabalho, por causa dos atendimentos, a Secretaria Municipal de Saúde, encaminhou nota informativa às 38 Unidades Básicas de Saúde, prestando algumas orientações, tais como:

- Os sintomáticos gripais deverão ser atendidos pelos profissionais médicos e os grupos prioritários ficarão sob a responsabilidade dos enfermeiros, exceto, aqueles casos que necessite, de conduta médica, a exemplo dos hipertensos e diabéticos descompensados. Esta organização deverá acontecer nas Unidades com apenas uma Equipe de Saúde da Família. Nestes casos deverão reservar dois turnos do profissional médico, para que o enfermeiro possa agendar os casos que deverão obrigatoriamente passar por consulta médica;

- Onde tiverem duas ou mais Equipes de Saúde da Família, deverá ser feito o rodízio entre os profissionais médicos para o atendimento dos sintomáticos gripais;
- Quanto ao atendimento odontológico, os sintomáticos gripais deverão ser remarcados para data posterior à recuperação, permanecendo os atendimentos eletivos;
- O preenchimento das notificações deverá ser realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, através de rodízio, a fim de otimizar e dar celeridade aos atendimentos nas UBS;
- Algumas Unidades Básicas de Saúde estão sem condições de atendimento aos sintomáticos, pois estão em reforma, são elas: Edler Lins, Cavaco, Brisa do Lago, Vila Fernandes, Vila São José, Jardim das Paineiras e Teotônio Vilela. Estas Unidades deverão encaminhar os sintomáticos gripais para o Complexo Multiprofissional;
- Os gerentes ao receber o adiantamento deverão priorizar os insumos necessários para a manutenção dos atendimentos.

Novos fluxos


Durante o encontro, ficou estabelecido que cada serviço de saúde ficará responsável por um tipo específico de atendimento, a depender de aspectos regionais e de saúde, como local de moradia do paciente e classificação de risco.

Arapiraquenses com sintomas leves devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de referência do local onde vivem;

Arapiraquenses com sintomas leves, mas que não foram absorvidos pelas UBSs (das 7h às 16h) serão direcionados para o Pronto Atendimento Municipal do Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo, localizado no bairro Baixa Grande;

Arapiraquenses com sintomas leves, mas que não foram absorvidos pelas UBSs (das 16h às 7h) serão direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Noel Macêdo -, localizada no bairro Itapoã;

Moradores de outras cidades com sintomas leves devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Noel Macêdo -, localizada no bairro Itapoã;

Pacientes que apresentam sinais de alerta, independente de local de moradia, serão direcionados para o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, localizado no Centro de Arapiraca.

Obs.: São considerados sinais de alerta: dispneia (respiração difícil ou ofegante); Frequência Respiratória abaixo do normal; Saturação abaixo de 94%; e Febre por mais de 3 dias.

Cuidados Importantes



O coordenador médico de Arapiraca, Celso Marcos, explica que a procura pelo atendimento médico em casos de síndromes gripais é muito importante, principalmente porque os sintomas são muito parecidos com a Covid-19, como tosse, febre ou calafrios, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular, dor muscular, fadiga, diarreia e vômito.

“É muito importante que quem apresentar esses sintomas, procure uma Unidade Básica de Saúde para que possa ser avaliado por um médico. “, explicou.

Ainda segundo ele, os protocolos de segurança sanitária precisam ser mantidos. “Os cuidados são os mesmos, tanto para Covid-19 quanto para a Influenza e outros vírus. Manter o distanciamento social, principalmente quando se apresentar sintomas; usar máscara de proteção facial, usar álcool em gel e higienizar frequentemente de mãos e superfícies são alguns dos cuidados que devem ser mantidos”, explicou ele.

Ainda segundo o coordenador médico, crianças abaixo de seis anos, idosos e imunocomprometidos estão sob o público que deve intensificar os cuidados.

Além das Unidades Básicas de Saúde, também estão disponíveis para atendimento à população o Pronto Atendimento Municipal, no Complexo Rogério Auto Teófilo, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, no bairro Itapoã.