Saúde

Médico alagoano posta no Instagram sobre cirurgias cardiácas com procedimentos pelo SUS

Ele afirma que este tipo de cirurgia foi paralisada em várias cidades do país porque uma portaria do Ministério da Saúde reduziu a verba para os hospitais credenciados

Por 7Segundos 14/01/2022 08h08 - Atualizado em 14/01/2022 10h10
Médico alagoano posta no Instagram sobre cirurgias cardiácas com procedimentos pelo SUS
Médico alagoano posta no Instagram sobre cirurgias cardíacas com procedimentos pelos SUS - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O médico alagoano Sérgio Francisco Júnior fez uma postagem no seu Instagram sobre a situação de procedimentos cirúrgicos referentes à cardiologia feitos pelos hospitais e com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. 

"Sobre este assunto é verdade que esse tipo de cirurgia foi paralisada em diversas cidades do país, inclusive aqui em nossa cidade [Arapiraca]", disse ele.

Na postagem, dr. Sérgio Francisco, cujo CRM (Conselho Regional de Medicina) é 4964, faz um questionamento sobre se é verdade que cirurgias cardio e angiplastias com stent estão paralisadas pelos SUS. Ele faz o questionamento e responde que "infelizmente sim, mas...", e posta afirmando que o Ministério da Saúde se comprometeu a reverter esta decisão de forma urgente.

O médico afirmou, ainda, que representantes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) se reuniram com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última quarta-feira (12), para tratar sobre o assunto a respeito de uma portaria do Ministério da Saúde reduziu a verba para os hospitais que fazem este tipo de procedimento no país. 

E, acrescentou, que o ministro se comprometeu em rever essa portaria para facilitar a realização desse tipo de cirurgia nos hospitais. "Isso vai mudar para melhor", disse Sérgio Francisco e completou: "Sempre que envolvem questões polícias é muito delicado, mas parece, então, que teremos boas notícias para os pacientes que precisam de cirurgias cardíacas e tratamento no âmbito do SUS".

(Reprodução Instagram).