Arapiraca

ASA e torcida se reencontram no Fumeirão depois de quase dois anos

Torcedores alvinegros estão ansiosos para retorno ao Estádio Coaracy da Mata Fonseca

Por 7segundos 16/01/2022 07h07
ASA e torcida se reencontram no Fumeirão depois de quase dois anos
Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca - Foto: Reprodução/Internet

Já são quase dois anos sem assistir a jogos do ASA no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, o velho Fumeirão, casa do alvinegro de Arapiraca. A última partida do Fantasma das Alagoas em seus domínios com público pagante foi no dia 29 de fevereiro de 2020, um sábado à tarde, contra o Murici, pela 5° rodada do campeonato alagoano de futebol daquele ano.

Naquele dia, pouco mais de mil e cem torcedores pagaram ingresso para ver a partida em que o ASA foi derrotado pelo placar de 1x0 pelo time da Zona da Mata, gol marcado por Deysinho na etapa final. Cerca de duas semanas depois, no dia 14 de marco, o campeonato alagoano teria a sua última partida com acesso permitido do público (Murici 2x2 CSE) antes da competição ser paralisada em consequência do 1¹ decreto de distanciamento social emitido pelo Governo do Estado devido à pandemia do Coronavírus.

Festa após conquista da Copa Alagoas em 2020. Foto: Ewerton Silva/7Segundos 

Pouco antes disso, no dia 19 de janeiro de 2020, a torcida do ASA ainda comemorou o título da primeira conquista da Copa Alagoas pelo alvinegro no próprio Estádio Municipal após o empate de 1x1 entre ASA x CEO.

De lá para cá, a saudade de ver o ASA em campo outra vez só fez aumentar. Nos últimos dias, essa expectativa tornou-se ainda mais intensa com a espera pela emissão dos laudos de segurança do Estádio Coaracy da Mata Fonseca atestados pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar até a sexta-feira (14), já que o alvinegro só jogaria sua primeira partida em casa pela Copa Alagoas neste domingo (16).

Massa alvinegra do Fumeirão. Foto: arquivo/Sete Segundos

Novela com final feliz

O Presidente Executivo do ASA, Higor Rafael, já estava até contando com a transferência da partida contra o Dínamo pela segunda rodada da competição para o Estádio Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, e inclusive, já havia até enviado ofício à Federeção Alagoana de Futebol (FAF) comunicando a mudança do local do jogo para poder contar com público na estreia do ASA, tudo isso após o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, se pronunciar publicamente oferecendo e liberando o Juca Sampaio para o ASA mandar seus jogos enquanto o Estádio Coaracy da Mata Fonseca não era liberado.

Para surpresa de todos, no finalzinho da tarde desta sexta-feira (14), como se fosse aos 45 do segundo tempo, surgiu a informação que o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar haviam entregues à administração do Estádio Municipal de Arapiraca os laudos liberando o estádio para acesso da torcida. Dessa forma, o ASA poderia contar com a presença de público em sua partida de estreia em casa pela Copa Alagoas.

Correria

O presidente Higor Rafael teve de correr bastante para enviar um outro ofício à FAF informando que iria manter a partida entre ASA x Dinamo para este domingo (16) às 16h00 no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, como já estava marcado.

“Nós estávamos contando com a ajuda do nosso torcedor porque precisamos fazer renda para cumprir nossos compromissos e agora nós podemos sim contar com nosso torcedor presente aqui na nossa casa”, disse o presidente Higor Rafael, eufórico, após a notícia da liberação do estádio. Antes disso, a assessoria de imprensa do ASA havia divulgado para a imprensa uma nota da diretoria agradecendo à administração do Estádio Coaracy da Mata Fonseca e ao prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, pelo empenho e esforço na tentativa de obtenção dos laudos, bem como ao prefeito Júlio Cezar, por liberar o Estádio Juca Sampaio para o ASA e também à FAF por permitir que o ASA jogasse em Palmeira dos Índios.

Torcedores em partida do ASA no Municipal. Foto: arquivo/Sete Segundos

Vacinação

Formalidades à parte, o fato é que, finalmente, os torcedores alvinegros poderão matar a saudade do time na tarde de hoje de maneira presencial e na própria cidade. Os ingressos estão sendo vendidos ao preço promocional e único de R$20,00, mas, para ter acesso ao estádio o público ainda terá de cumprir algumas exigências, como apresentar a carteira de vacinação com pelo menos a comprovação de que tomou duas doses da vacina contra a Covid-19, informou a assessoria de imprensa do ASA por meio de outra nota divulgada nas redes sociais. Além disso, os sócios-torcedores terão acesso ao estádio por um portão exclusivo e identificado pelo clube.

Dependências


Outra informação importante para os torcedores é que estão liberadas para acesso do público as duas arquibancadas de fundo de gol e a nova grande arquibancada de alvenaria que substitui as antigas “metálicas”. Além disso, o clube mandante, no caso desta partida, o ASA, fica responsável pela contratação de seguranças para evitar ou inibir qualquer incidente por parte da torcida.

“Por isso que precisamos cada vez do nosso torcedor, eu espero um público de pelo menos 4 mil pessoas no estádio”, disse o presidente do ASA, Higor Rafael.

Além dessa boa notícia da liberação do público no Colosso Fumeirão, os torcedores do ASA têm outro motivo para estarem animados e eufóricos. A vitória por goleada de 6x0 sobre o CEO fora de casa na quinta-feira (13) de um tempero a mais de curiosidade para a torcida querer ver o time e conhecer o novo elenco.

Amor e saudade


Os torcedores do ASA não veem a hora de voltar a vibrar com as jogadas e soltar o grito de gol ali, ao vivo, cara a cara com o time. É o caso do comerciante Marcos José da Silva, mais conhecido com Marcos da Kentinha, não vê a hora de vestir novamente a camisa do Gigante para ir ao Estádio. “Sou alvinegro cem por cento e apesar da demora para a liberação dos laudos, algo que na minha opinião poderia ter ocorrido há mais tempo, estarei ao lado do meu glorioso ASA novamente, disse o torcedor.

Marcos da Kentinha e seu acervo de souvenirs do ASA. Foto: cortesia

Apaixonado pelo ASA

Já o torcedor Sérgio Pinheiro, 26 anos, mais conhecido como Serginho, se acostumou a frequentar o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca para torcer pelo ASA ao ser levado aos jogos pelo pai, desde criança.

Serginho ainda criança com o pai no Fumeirão. Foto: cortesia

Sérgio é tão apaixonado pelo ASA que até transformou esse sentimento em uma enorme tatuagem na perna. 

Tatuagem de Serginho em homenagem ao clube de coração. Foto: cortesia 

“Estou muito empolgado com o retorno da torcida porque desde 2020 o torcedor foi afastado do Fumeirão por causa da Covid-19 e agora, com a possibilidade de retorno com segurança com todas as medidas de prevenção tomadas pela direção do ASA que tem a ganhar é o próprio ASA que ter o 12° jogador que nas arquibancadas sempre mostrou sua força”, disse Serginho que está acompanhando a mãe em um procedimento médico fora de Alagoas e não poderá ir ao estádio hoje, mas sabe que a nação alvinegra estará bem representada dando aquela força extra ao time.

Serginho mostra como a torcida deve fazer para ter acesso ao Estádio Municipal. Foto: cortesia

Já o barbeiro Fábio Ferreira da Cruz, 49 anos, morador do Bairro Brasília, torcedor fanático e assíduo no Estádio Municipal, também não vê a hora de voltar a sentir a energia da torcida vibrando com o time do coração no lugar onde o ASA já deu muitas alegrias aos seus torcedores. "Um tem que chegou ao 6°lugar no Brasileiro da Série B e chegou a eliminar o Palmeiras da Copa do Brasil não pode ficar longe de sua torcida por muito tempo porque a torcida é o combustível que os jogadores precisam para dar mais pelo time em campo", disse.