Médicos alertam para doenças sazonais e novas cepas do coronavírus
Segundo o coordenador do Pronto Socorro do Hospital Regional, o aumento de casos se deve às festas de final de ano e férias escolares
Porta aberta para atendimentos a população de Arapiraca e da 2ª Macro Região, que compreende cerca de 50 municípios, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho alerta sobre contágios de doenças sazonais, que incluem as gripes, infecções respiratórias, dengue e a própria COVID-19, que surgiu neste final de ano com variações, a exemplo da Ômicron.
“A palavra mais adequada para o momento é prudência. Uso de máscara, álcool gel e distanciamento, além de manter o esquema de vacinas em dia é o mais correto a se fazer”, declarou em entrevista à imprensa a coordenadora do Serviço de Qualidade e Segurança do Paciente, Maria Helena Pereira.
A fala é confirmada pelo clínico geral e Coordenador do Pronto Socorro do Hospital Regional, Frederico Willer. “Os números de atendimentos e internamentos naturalmente crescem nessa época de verão, mas a população precisa ficar alerta e entender que temos agravantes, como o próprio vírus da covid. Então todo cuidado é bem-vindo”, disse. Além das recomendações prescritas, ele assinala a necessidade da observância aos sintomas de cada um.
“Há uma diferença, as vezes sutil, entre as doenças de época, tais como gripes e resfriados; a Covid e até as novas Cepas. O ideal é que, em caso de sintomas, o paciente procure as Unidades de Saúde de sua referência. Lembrando que no novo fluxo de atendimentos de Arapiraca, o Hospital Regional passou a cuidar preferencialmente dos casos mais graves, trazidos pelo SAMU ou que sejam avaliados pela própria equipe de triagem”, colocou.
O novo Fluxo foi uma pactuação envolvendo todos os serviços de Saúde de Arapiraca visando melhorar o atendimento e garantindo mais segurança aos pacientes. “Síndromes gripais se referem ao conjunto de sintomas, que tanto a gripe, quanto o resfriado, quanto as doenças caudadas pelo vírus da Influenza ou coronavírus tem, e que, muitas vezes, se confundem. Mas o importante é manter a calma. Vamos vacinar e vencer mais essa batalha”, falou Frederico.
Ainda segundo o Coordenador do PSA, o aumento de casos também tem relação com as aglomerações das festas de final de ano e período de férias escolares. “Importante reforçar que estamos ainda em pandemia e enfrentando uma epidemia de gripe. A diminuição de contágio e contaminação precisa da cooperação de todos”, ressaltou.
Últimas notícias
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
