Geral

Ricardo Nezinho destaca fé e emoção na cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho

Cerca de 150 cavaleiros e amazonas refizeram o percurso entre Bom Conselho (PE) e Arapiraca

Por 7Segundos com assessoria 03/02/2022 10h10 - Atualizado em 03/02/2022 10h10
Ricardo Nezinho destaca fé e emoção na cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho
Cavalgada em homenagem a Nossa Senhora do Conselho, padroeira de Arapiraca - Foto: Assessoria

Celebração da fé, das amizades e contato com a natureza. O deputado estadual Ricardo Nezinho participou da 19ª edição da Cavalgada em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira de Arapiraca. A cavalgada começou no dia 31 de janeiro, logo após a celebração de uma missa na cidade de Bom Conselho para pedir proteção e abençoar os cavaleiros e amazonas que iniciariam a jornada até Arapiraca trazendo a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Ricardo Nezinho, que é médico-veterinário, participa desde a primeira edição da cavalgada. Só não esteve presente em uma edição, por estar em luto pela morte da mãe dele, dona Paula. Mas junto com familiares e amigos, ele sempre fez questão de estar presente nos três dias de viagem a cavalo e que se tornou tradição para cavaleiros e amazonas e também para os moradores das comunidades por onde a cavalgada passa.

"É lindo ver como as pessoas esperam a imagem da santa. Muita gente que aplaude, quer tocar na imagem e faz orações", disse Ricardo.

Mesmo após tantos anos ainda é possível se emocionar com a recepção nas comunidades. "Não tem como não se emocionar. Nas paradas para descanso os fiéis visitam a imagem, conversam com a gente, parabenizam, agradecem. São momentos de renovação", narrou o deputado.

Ele também destacou a bravura dos cerca de 150 cavaleiros, amazonas e dos animais que percorrem mais de 100 quilômetros entre os municípios de Bom Conselho, em Pernambuco, e Arapiraca, refazendo o trajeto de Manoel André, fundador de Arapirca, quando foi buscar a imagem da padroeira do municipio produzida na cidade pernambucana.

"São três dias intensos. A gente reencontra amigos, conversa, ri bastante com as histórias, e ainda tem o contato com a natureza para abrilhantar ainda mais a cavalgada. É importante ressaltar que os cavalos são primordiais para o sucesso da tradição. Eles são sempre observados pela comissão organizadora, alimentados com todos os cuidados", destacou Ricardo revelando o carinho pelo cavalo Pégasus, fiel companheiro na cavalgada e enaltecendo o papel da Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca (Acesa).

CHEGADA -
A cavalgada iniciada no dia 31 de janeiro chegou dia 02 de fevereiro em Arapiraca,
justamente o dia da padroeira. A chegada na cidade mostra o quanto a tradição une as pessoas e a fé. No trajeto desde a Igreja de Santa Rosa, na Massaranduba, até o Centro da cidade, um verdadeiro corredor humano é formado por devotos da Mãe do Bom Conselho.

Flores, lágrimas de emoção, cânticos ecoam nas ruas da segunda maior cidade de Alagoas. A cidade para para ver Nossa Senhora passar.

Um dos momentos mais esperados é a entrega da imagem ao padre Paulo de Melo, pároco da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, e ao bispo da diocese de Penedo, Dom Valdemir Ferreira, no Largo Dom Fernando Gomes.

Por causa da pandemia de Covid-19, pelo segundo ano consecutivo, a procissão pelas ruas de Arapiraca aconteceu em forma de carreata, para ser encerrada na missa campal que reuniu centenas de pessoas em homenagem a Nossa Senhora do Bom Conselho.

"Existe um cansaço natural pelos 3 dias de cavalgada, mas quando eu observo tudo isso acontecendo fico com a sensação que se começasse outra imediatamente, eu certamente participaria. Ver toda esta emoção do povo de Arapiraca, em momentos tão difíceis principalmente na área da saúde, encoraja a continuar esta jornada", disse Ricardo Nezinho.