Falta de transporte prejudica estudantes de Arapiraca a frequentarem às aulas no IFAL Palmeira dos Índios
Os estudantes alegaram que se reuniram com a secretária de Educação de Arapiraca que havia prometido o transporte escolar, mas recuou e as aulas começam na segunda-feira (9)
A falta de transporte escolar tem prejudicado os estudantes arapiraquenses que estudam no Instituto Federal de Alagoas em Palmeira dos Índios (IFAL Palmeira dos Índios). O transporte seria garantido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Arapiraca, mas até agora não liberou o transporte.
De acordo com os estudantes, parte das aulas do IFAL foram retomadas desde outubro de 2020, em especial as aulas de laboratórios, mas sem transporte escolar os estudantes ficaram sem ter condições de frequentar as aulas, uma vez que o IFAL fica a 38 km de Arapiraca, no município de Palmeira dos Índios.
Eles informam ainda que o próprio IFAL Palmeira dos Índios enviou um ofício para a Secretaria de Educação de Arapiraca, mas não obteve resposta. O retorno das aulas presenciais está marcado para acontecer na próxima segunda-feira (9).
Com a aproximação do início de 100% das aulas presenciais, os estudantes alegaram que entraram em contato mais uma vez com a Secretaria de Educação de Arapiraca e também não obtiveram retorno.
São cerca de 150 estudantes que estudam no IFAL e precisam se deslocara de Arapiraca para Palmeira dos Índios para frequentarem as aulas presenciais.
Reunião
Os estudantes alegaram que se reuniram com a secretária de Educação de Arapiraca, Ivana Carla, e até mesmo com a Secretaria de Gestão e que o próprio prefeito Luciano Barbosa estaria ciente sobre o transporte escolar dos alunos.

“No dia 18 de janeiro a secretária de Educação, Ivana Carla, se comprometeu com a gente, em reunião, afirmando que teria transporte, ao menos dois ônibus para todos nós. Ela chegou a dizer que o custo do transporte era um valor ínfimo, que não comprometia os gastos da prefeitura. Porém, em nova reunião na última terça-feira (1º), ela recuou e disse que não havia como nos garantir o transporte”, desabafou uma estudante que preferiu não ser identificada.
Para resolver a situação do transporte escolar, os estudantes disseram que já procuraram a Defensoria Pública e que a Prefeitura de Arapiraca já foi intimada a prestar esclarecimentos sobre o caso.
“É um descaso o que a Prefeitura de Arapiraca está fazendo com os estudantes. Segunda-feira inicia o período de aula e não sabemos como chegar no IFAL. Precisamos estudar, porém não temos condições de pagar transporte complementar. Uma passagem de van de Arapiraca para Palmeira dos Índios é R$ 12,00, ou seja, R$ 24,00 diariamente,” lamentou a estudante.
Nota da Prefeitura de Arapiraca
Em nota, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, afirmou que está aguardando a votação do orçamento de 2022 pela Câmara Municipal, para poder realizar a contratação dos ônibus que realizam o transporte dos arapiraquenses que estudam no IFAL Palmeira dos Índios.
Contestação
A alegação da Prefeitura de Arapiraca foi contestada pelos estudantes, que também se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Thiago ML.
“No dia 1º de fevereiro conversamos pessoalmente com o presidente da Câmara, o vereador Thiago ML, e ele nos informou que a votação do orçamento não justifica a não disponibilização do transporte escolar. Além disso, a própria secretária de Educação já havia afirmado que o valor do transporte era ínfimo”, disse um dos estudantes.
Eles ainda ressaltaram que a licitação da empresa de ônibus de Arapiraca é válida até o dia 08 de março, conforme havia sido informado a eles, anteriormente, pela Secretaria de Gestão de Arapiraca.
Últimas notícias
Agropecuarista registra queixa após prefeito ir à fazenda com homens armados e efetuar disparos, diz boletim
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher é atropelada e agredida pelo ex em tentativa de feminicídio
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
