HEA e Pestalozzi entregam 80 prótese e órteses para pacientes no Agreste
Dispositivos foram feitos sob medida para cada um dos beneficiados
O irmão de Ivanildo Santos sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e ficou dois meses internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Quando recebeu alta médica, Ernandes Santos, de 41 anos, foi para casa utilizando uma órtese de membro inferior. As cadeiras de roda e de banho chegaram nesta primeira quinzena de fevereiro.
“Quero parabenizar os profissionais que atenderam meu irmão Ernandes enquanto ele esteve internado aqui, e também os profissionais que se preocuparam com a recuperação dele em casa. Ele já saiu daqui com o benefício da órtese, e agora recebe as cadeiras. Bom pra ele e pra gente que está cuidando dele. É um sonho diário pensarmos que ele pode dar os primeiros passos após o AVC”, afirmou, emocionado, Ivanildo, irmão do paciente.
A parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste e a Associação Pestalozzi, em Arapiraca, tem sido um alento para pacientes que precisam de órteses e próteses no período de reabilitação. Em pouco mais de 3 meses de parceria, mais de 80 equipamentos já foram entregues, totalmente gratuitos, em nome da recuperação e bem-estar destes pacientes.
“Como é bom oferecer possibilidades para estes pacientes e para seus familiares. A parceria com a Pestalozzi é eficiente”, disse Bárbara Albuquerque, gerente do HE do Agreste.Fabiana Cavalcante, gerente da Pestalozzi Arapiraca, explicou que desde dezembro de 2020 a instituição foi habilitada como oficina ortopédica pelo Ministério da Saúde (MS). Desta forma, a Pestalozzi garantiu permissão para a produção na própria instituição. Iniciou com órteses e depois passou a produzir próteses. Equipamentos que não são feitos na oficina, como cadeiras de roda e de banho, são solicitados a fornecedores.
“Nossa produção tem atendido a demanda de forma ágil, colaborando com a recuperação dos pacientes. E esta parceria com o Hospital de Emergência do Agreste, só contribuiu para atendermos um público maior e que necessita também dos dispositivos”, afirmou Fabiana Cavalcante, que também é fisioterapeuta do HE do Agreste.
“Colar cervical, colete, andador, bengala, entre outros objetos, são produzidos em poucos dias na oficina ortopédica, que faz parte do setor de Órtese, Prótese e Meios de Locomoção da Pestalozzi Arapiraca”, salientou Dannyel Bezerra, também fisioterapeuta no HE do Agreste e coordenador do setor na Pestalozzi.“Semanalmente a gente faz as entregas do material produzido na Pestalozzi. Diferentemente de outros produtos como cadeiras de roda e de banho, que têm uma demanda maior e levam mais tempo para a entrega, porque dependemos de fornecedores”, relatou.
Gláucio Guedes, coordenador do setor de Fisioterapia do Hospital de Emergência do Agreste, explica que os dispositivos são feitos sob medida para cada paciente. “A parceria possibilita uma continuidade no tratamento de reabilitação. Nossa preocupação não é só salvar a vida do paciente, mas também, após ele receber alta médica, assegurar que ele tenha a oportunidade de se recuperar da melhor forma possível”, comemorou.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho oferece mais de 2,5 mil vagas esta semana no Sine Alagoas
Mulher esfaqueia companheiro durante briga em bar na zona rural de Minador do Negrão
Homem é preso após ameaçar mãe e impedir socorro à filha em Palmeira: 'vou matar todos'
Deputado Fabio Costa vai a El Salvador para estudar modelo que derrotou o crime organizado
Vídeo mostra médica saindo do carro e atirando contra ex-marido em Arapiraca
Homem é preso após tentar impedir mulher de sair de casa trancando-a no banheiro em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
