Baixo São Francisco

[Vídeo] Projeto de limpeza do rio São Francisco será realizado para evitar falta d’água em Arapiraca

Alunos do curso de Letras do IFAL estão engajados no Projeto de Preservação do rio São Francisco para limpar o rio e melhorar o sistema de capitação de água para Arapiraca

Por 7Segundos 16/03/2022 18h06 - Atualizado em 16/03/2022 18h06
[Vídeo] Projeto de limpeza do rio São Francisco será realizado para evitar falta d’água em Arapiraca
Alunos de Letras do IFAL Arapiraca vão realizar projeto de preservação do rio São Francisco em Traipu - Foto: Ewerton Silva / 7 Segundos

A falta de água em Arapiraca poderá está diretamente ligada à quantidade de lixo deixada pelos turistas que frequentam o rio São Francisco no município de Traipu, no Baixo São Francisco. A água capitada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (CASAL) do São Fracisco vai diretamente para a Adutora do Agreste em Arapiraca. Com a poluição do rio esse processo é interrompido e por isso falta água no município arapiraquense.

Para preservar o Velho Chico e evitar o acúmulo de lixo deixado também por turistas arapiraquenses, alunos do curso de Letras do Instituto Federal de Alagoas campus Arapiraca (IFAL) estão realizando um Projeto de Conscientização e Preservação do rio São Francisco em duas etapas.

A primeira delas é a divulgação nos veículos de comunicação dos impactos causados pela poluição do rio e a segunda etapa será um trabalho desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Traipu com as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente.

Os alunos Jonatas Pedro e Jaíne Patrícia falaram sobre os detalhes do projeto ao 7Segundos. Assista a entrevista deles na íntegra no vídeo abaixo: