Água no sertão: governo entrega 17 barragens em Delmiro Gouveia e Água Branca
O projeto de pequenas barragens tem como principal objetivo garantir o acesso à água para a população rural que vive em situação de extrema pobreza

Na manhã desta sexta-feira (25), o secretário de Infraestrutura do Estado, Maurício Quintella, juntamente com a Prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, estiveram reunidos no povoado de Sinibu, em Delmiro Gouveia, para a inauguração de dois dos três lotes de barragens que foram construídos nos munícipios de Delmiro Gouveia e Água Branca, Sertão de Alagoas.
Construídas ao longo dos primeiro 65 km do Canal do Sertão, o projeto de pequenas barragens tem como principal objetivo garantir o acesso à água para a população rural que vive em situação de extrema pobreza, estimulando a agricultura familiar e a criação de animais. Com o projeto, serão beneficiadas cerca de quase 2 mil famílias nos mais de 20 povoados distribuídos em três cidades contempladas.
O secretário Maurício Quintella também assinou a ordem de serviço para a construção das barragens do lote 2, onde sete serão construídas no município de Pariconha, e mais uma em Água Branca. Todo o recurso para a construção dos três lotes de barragens ultrapassa o valor de R$ 26 milhões, advindos do Fecoep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza) e do Tesouro Estadual.
A prefeita de Delmiro Gouveia, Ziane Costa, não escondeu o seu contentamento com a magnitude das obras realizadas. Ela aproveitou a ocasião para falar do impacto positivo que as barragens trarão para os moradores da região e o quão importante é ter abastecimento de água para os sertanejos. “Só sabe o que é uma obra dessa quem precisa da água, eu que sou sertaneja com muito orgulho, só tenho a agradecer ao secretário Maurício Quintella e ao governador Renan Filho.“
Além de todos os benefícios levados para a região do Sertão alagoano com a construção das barragens, como melhoria na agricultura familiar, criação de pequenos projetos de irrigação e garantia que os animais não morram no tempo de estiagem, por exemplo, o Estado ainda proporciona geração de renda direta para os moradores com as obras. Somente no município de Delmiro, durante o período de construção das barragens 200 moradores da região foram empregados nos canteiros de obras.
“Só em Delmiro Gouveia estamos entregando oito barragens como essa. Só essa aqui, que não é a maior, tem capacidade para vinte milhões de litros de água. É uma barragem perene que garante não vai faltar água no período de estiagem”, afirmou Quintella.
Para a estimativa acerca dos volumes e da área de ocupação de cada reservatório foram observados a topografia de cada local e realizados estudos de campos. Além disso, foram utilizados talvegues de rios da região, o que fez aproveitamento das condições topográficas naturais favoráveis, minimizando os custos da obra.
O sistema será estruturado com tubulações móveis de engate rápido, sistema de bombeamento móvel, adutora móvel por recalque e terá um raio de alcance que vai do 0,5 km ao 8º km do Canal do Sertão.
O projeto desenvolvido pelo Governo do Estado visa dar melhores condições de vida para os moradores das comunidades rurais do Sertão que sofrem com a falta de chuvas e que buscam sua sobrevivência a partir das atividades agropastoris de pequeno porte.
Últimas notícias

Defensoria promove mutirão de cadastramento para tarifa social de água e energia em Maceió e Arapiraca

Lula deve nomear Boulos para ministério quando voltar dos Estados Unidos

Casal morto em acidente no município de Água Branca teria consumido álcool antes da colisão

Prefeitura de Maceió inaugura areninha e duas praças no Benedito Bentes

Homem escapa de atropelamento, se ajoelha e reza em seguida

Lula participa hoje de reunião pela democracia em Nova York; Trump não foi chamado
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
