Empresas apontam favorecimento em licitação para locação de veículos para prefeitura de Craíbas
Propostas teriam sido inabilitadas de maneira arbitrária para que uma empresa seja vencedora do certame
O processo licitatório para a locação de veículos para a prefeitura de Craíbas, no Agreste alagoano, tem provocado polêmica e questionamento por parte de empresas que estão participando no certame. Ao menos três empresas do ramo - que já firmaram contratos semelhantes e executaram o mesmo tipo de serviço em outros municípios - irão recorrer contra a decisão da prefeitura de desclassificá-las do processo.
O Portal 7Segundos foi procurado por empresários, que pediram para não ter o nome mencionado, que questionam o andamento do pregão da prefeitura de Craíbas, para contratação de serviços de aluguel de veículos, entre carros de passeio, ambulâncias, caminhões e máquinas agrícolas. Eles apontam que itens do edital e a avaliação das propostas tem favorecido uma única empresa, a OK Locadora de Veículos.
"Não é coincidência que empresas que já atuam neste ramo serem inabilitadas, enquanto a OK permanece em todos os lotes. As inabilitações parecem ter ocorrido de maneira arbitrária e, por conta disso, há intenção de entrar com recurso em todos os itens", declarou um dos empresários.
Entre os itens que levaram a inabilitação de empresas no certame, um dos questionados é a respeito da frota de veículos. O edital exige que, na fase da apresentação das propostas, as concorrentes comprovem que possuem ao menos 50% dos veículos, apesar de essa exigência costumar ocorrer apenas no momento da assinatura do contrato. "Até porque a gente precisa fechar o contrato para poder fazer a aquisição dos veículos", justificou.
Em outros lotes, empresas que poderiam em primeiro lugar na classificação por terem apresentado propostas de preço mais baixos, também foram desclassificadas por não atender itens do edital. Mas o mesmo não aconteceu com a OK Locadora, que também não tinha conseguido cumprir os mesmos itens, e foi classificada em primeiro lugar, apesar de inicialmente não ter apresentado a proposta mais vantajosa para o município.
Essa informação, inclusive, deverá ser usada como argumento em recurso contra o resultado do certame. As empresas tém até a quarta-feira (06) para apresentar a apelação contra a decisão da comissão de licitação da prefeitura de Craíbas em favor da OK Locadora.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Craíbas, para dar oportunidade de o município apresentar justificativas e se defender das declarações, como prega o Código de Ética do Jornalismo.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Craíbas informou que não tem o que declarar a respeito das informações contidas nesta matéria. Posteriormente, a assessoria disse ter buscado informações sobre o certame, e declarou o seguinte: "Que havendo qualquer dúvida em relação ao certamente é possível recorrer de acordo com as regras estabelecidas no edital. Pois todas os itens de classificação estão sendo cumpridos de acordo com o edital", declarou.
Últimas notícias
Exportação de barbatana do tubarão-azul é proibida no Brasil
Governo zera tarifa de importação de 191 bens de capital e informática
STF derruba decisão de Mendonça que prorrogou da CPMI do INSS
Escolas tem até sexta-feira (27) para confirmar participação nos Jogos Estudantis de Alagoas
Paulo Dantas entrega sementes e pavimentação urbana em Dois Riachos
Cibele Moura critica retirada de food trucks da Pajuçara e cobra alternativa viável para trabalhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
