Secretaria de Educação de Penedo aplica avaliação de fluência em leitura para alunos municipais
A avaliação foi aplicada aos anos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Penedo

Subsidiar o trabalho pedagógico é o foco da avaliação de fluência em leitura que está sendo aplicada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede de ensino do município de Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a prefeitura realizou a avaliação de fluência em leitura na quinta-feira (7) e nesta sexta-feira (8) com o objetivo de subsidiar o trabalho pedagógico dos professores e contribuir com as práticas focadas nas necessidades dos estudantes, de acordo com dados levantados da realidade leitora de cada criança.
A avaliação é feita com a leitura de um bloco de palavras e um bloco de pseudopalavras de um pequeno conto, concluída com perguntas sobre a interpretação do texto para verificar a compreensão da criança após a leitura.
Deficiência dos alunos
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) é o setor responsável por aplicar e analisar aspectos como extensão, tonicidade, complexidade silábica, familiarização com as palavras, léxico, sintaxe simples, progressão canônica e textual.

Após a análise dos dados obtidos pelo CAEd, plataforma do MEC, a SEMED recebe a devolutiva e a partir dessas informações intensificará os trabalhos, criando estratégias para minimizar as deficiências dos alunos.
Segundo a Secretária de Educação, Cíntya Alves, com o impacto da pandemia da Covid-19, veio o ensino remoto, o que prejudicou o desenvolvimento da leitura dos estudantes, destacando a importância da aplicação da avaliação de fluência para que assim seja feita a intervenção pedagógica necessária aos anos vindouros.
“Estamos trabalhando em várias frentes para que possamos amenizar o prejuízo causado pelo tempo que nossos estudantes ficaram longe das salas de aula. Tenho certeza que não faltará empenho do Prefeito Ronaldo Lopes que nos dá totais condições de trabalho e, principalmente da nossa equipe comprometida da educação do município”, afirmou Cíntya Alves.
Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas para 40 municípios de Alagoas

Carro oficial deixa gabinete e passa atender crianças com deficiência em Maragogi

Em novo júri popular, MPAL acusará Albino Santos de tentar matar o jovem Alan Vitor
Arena dos Engenhos: Arapiraca recebe festival cultural e nos dias 12 e 13 de setembro

Teca Nelma marca presença na Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ e reforça políticas públicas pela causa
Estilista de Arapiraca ganha projeção nacional em desfile no Rancho de Carlinhos Maia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
