Golpes pela internet crescem em Alagoas e criminosos reinventam modalidades
Veja quais os principais golpes praticados atualmente através da internet

Existe um ditado popular que diz que todos os dias um trouxa e um esperto saem de casa com o objetivo de fazer negócio. Com o avanço da tecnologia, esses personagens nem precisam mais deixar o aconchego do lar.
Em 2021, a Seção de Crimes Cibernéticos da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) da Polícia Civil registrou uma média mensal de 400 boletins de ocorrência sobre golpes na internet.
Durante a pandemia, esse tipo de crime se tornou ainda mais corriqueiro. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em 2021 houve um acréscimo de 176,3% em relação à denúncia de crimes em ambientes virtuais quando se comparada às ocorrências de 2020.
Apesar de já ser conhecido por boa parte dos alagoanos, um dos crimes mais comuns é feito por meio do whatsapp, onde o criminoso consegue clonar os dados do usuário. Foi exatamente o que tentaram fazer com o jornalista Rommell Ferreira, que já havia ouvido falar sobre o crime.
"Recebi uma ligação do golpista informando ser assessor de uma arquiteta conhecida da cidade e que estava me convidando para um evento. Eu achei estranho porque era início da pandemia, tudo havia sido fechado e os eventos estavam proibidos. Mas dei prosseguimento à ligação. No final da história, o golpista solicitou que eu confirmasse um código que ele iriam me mandar via SMS para garantir a vaga no suposto evento. Assim que olhei a mensagem, se tratava de um código do whatsapp que permitia acesso em outro aparelho de celular. Na hora, minha única reação foi desligar", relatou o jornalista.
Como esse tipo de crime começou a ficar "manjado", os golpistas inovaram e começaram a utilizar números diferentes de telefone, se passando pelas vítimas para pedir dinheiro "emprestado". Os criminosos entram em contato com amigos e familiares da vítima e afirmam que trocaram de número. Em seguida, pedem dinheiro emprestado.
FALSO COMPRADOR

Outro golpe corriqueiro é o do falso comprador em aplicativos, sites e comunidades de vendas, como OLX. O corretor de imóveis Roosevelt Lira foi uma das vítimas. Ele fez um anúncio para vender um celular e logo um homem se interessou, se identificando como advogado e de que o aparelho seria para pagar parte de uma dívida.
"Ele pediu para que eu encontrasse com um suposto primo dele no shopping, que seria a pessoa que avaliaria o aparelho. Chegando lá, o cara estava acompanhado da esposa, olhou o celular e decidiu ficar com ele. Eu avisei ao tal advogado e ele me encaminhou um comprovante, mas o dinheiro nunca entrou na minha conta", relatou Roosevelt, que informou que esperaria mais alguns instantes, mas só entregaria o aparelho após o dinheiro cair na conta.
Depois de horas no shopping, Roosevelt descobriu que o suposto primo na verdade também estava sendo vítima do mesmo golpista.
"O cara que estava com a esposa me contou que o golpista havia informado que eu era primo dele e que o aparelho seria para pagar uma dívida minha. Informei que o golpista utilizou o mesmo argumento comigo. Daí ambos percebemos que tínhamos caído num golpe", continuou o relato.
"A outra vítima havia feito um agendamento de transferência no valor de R$2 mil, mas felizmente conseguiu cancelar a tempo", finalizou.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
