Polícia prende suspeito de abrir fogo no metrô de Nova York
James foi preso no East Village, em Manhattan
Autoridades prenderam nesta quarta-feira (13) o homem suspeito de detonar bombas de fumaça e atirar em 10 passageiros em um vagão do metrô de Nova York, encerrando uma caçada que renovou os temores de violência no sistema de transporte da cidade.
A polícia de Nova York disse que o suspeito, Frank James, foi preso com a ajuda de dicas de moradores após uma busca de 30 horas.
"Meus colegas nova-iorquinos, nós o pegamos. Nós o pegamos", disse o prefeito Eric Adams em entrevista coletiva. "Vamos proteger as pessoas desta cidade e prender aqueles que acreditam que podem trazer terror aos nova-iorquinos."
Keechant Sewell, comissária de polícia, afirmou na entrevista coletiva que James teve nove prisões anteriores em Nova York e três em Nova Jersey. Se condenado pelas acusações do ataque de terça-feira (12), ele pode pegar prisão perpétua, disseram autoridades.
James, de 62 anos, disparou uma arma semiautomática que mais tarde foi recuperada no local do crime junto com três pentes de munição, um machado, alguns fogos de artifício e um recipiente com gasolina, segundo a polícia.
Uma queixa criminal de 10 páginas apresentada por promotores federais nesta quarta-feira no tribunal distrital do Brooklyn aponta a James uma única acusação: cometer um ataque terrorista ou outro ataque violento contra um sistema de transporte de massa.
Ele deve fazer sua primeira aparição no tribunal na quinta-feira, disse a Procuradoria.
Dos 10 baleados, cinco seguiam em estado grave mas estável nesta quarta-feira. Além destes, 13 outras pessoas ficaram feridas na confusão para fugir do trem cheio de fumaça. O prognóstico é de que todas as vítimas sobrevivam.
James foi detido no bairro de East Village, em Manhattan, depois que ele foi visto por pessoas que o reconheceram de cartazes de procurado e retransmitiram sua localização às autoridades.
Autoridades disseram a repórteres que a investigação continua sobre qual poderia ter sido a motivação de James. O foco estava em parte em várias mensagens de mídia social e vídeos postados pelo suspeito.
O ataque é o mais recente ato de violência a assolar o maior sistema de transporte metropolitano dos Estados Unidos.
Últimas notícias
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Homem é baleado em tentativa de homicídio na feirinha do Santa Luzia, em Penedo
Homem de 26 anos é assassinado a tiros em via pública no Hélio Jatobá, em São Miguel dos Campos
Carro capota próximo ao Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
