Arapiraca se torna referência na regulação de leitos de saúde materno-infantil
Arapiraca realizou, nessa terça-feira (26), uma reunião para montagem do fluxo de apresentação e discussão do protocolo de regulação dos leitos maternos e neonatais em toda a 2ª Macrorregião de Saúde, da qual a Capital do Agreste é referência.
O encontro foi conduzido pelas coordenadoras estadual e municipal da Rede Cegonha, Sirlene Patriota e Vilma Caetano, e contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, de representantes do Complexo de Regulação de Leitos de Arapiraca, do Complexo Obstétrico e Neonatal das maternidades locais, e com os Núcleos Internos de Regulação dos Hospitais de Arapiraca.
Foram discutidos com os profissionais da área de Pediatria e Obstetrícia o mapa de vinculação das gestantes de Alto Risco e Risco Habitual, como também a apresentação do protocolo que orienta os profissionais da central de regulação, dos hospitais e do município no que diz respeito ao perfil dos pacientes que necessitam de atendimento.
“A novidade tem como objetivo orientar e ordenar o serviço de forma que a ocupação dos leitos e os procedimentos a serem adotados para transferência de pacientes sejam de forma ordenada e com vinculação garantida para continuidade da assistência adequada para gestante e o neonato”, disse a coordenadora municipal, Vilma Caetano.
A regulação dos leitos para toda a 2ª Macrorregião de Saúde já vem sendo implantado em Arapiraca. Desde setembro de 2021, a Capital do Agreste alagoano conta com o Complexo de Regulação de Leitos Hospitalares, melhorando o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo recursos para garantir assistência em tempo oportuno.
De acordo com a coordenadora de Regulação, enfermeira Rossiene da Conceição Silva, a construção desse novo serviço é coletiva.
“Levando em consideração as suas necessidades, os hospitais solicitam transferência dos pacientes, conforme protocolo apresentado e a depender da avaliação e critério médico, o leito será disponibilizado. A unidade solicitante encaminhará o paciente conforme protocolo instituído pelos serviços”, explicou a enfermeira.
Últimas notícias
Homem imobiliza e desarma um dos atiradores em ataque em praia da Austrália
Autor de homicídio contra o próprio avô é preso por assassinar outro homem em Girau do Ponciano
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Comerciante de Craíbas está desaparecido há quatro dias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
