Arapiraca se torna referência na regulação de leitos de saúde materno-infantil
Arapiraca realizou, nessa terça-feira (26), uma reunião para montagem do fluxo de apresentação e discussão do protocolo de regulação dos leitos maternos e neonatais em toda a 2ª Macrorregião de Saúde, da qual a Capital do Agreste é referência.
O encontro foi conduzido pelas coordenadoras estadual e municipal da Rede Cegonha, Sirlene Patriota e Vilma Caetano, e contou com a presença da secretária Municipal de Saúde, Luciana Fonseca, de representantes do Complexo de Regulação de Leitos de Arapiraca, do Complexo Obstétrico e Neonatal das maternidades locais, e com os Núcleos Internos de Regulação dos Hospitais de Arapiraca.
Foram discutidos com os profissionais da área de Pediatria e Obstetrícia o mapa de vinculação das gestantes de Alto Risco e Risco Habitual, como também a apresentação do protocolo que orienta os profissionais da central de regulação, dos hospitais e do município no que diz respeito ao perfil dos pacientes que necessitam de atendimento.
“A novidade tem como objetivo orientar e ordenar o serviço de forma que a ocupação dos leitos e os procedimentos a serem adotados para transferência de pacientes sejam de forma ordenada e com vinculação garantida para continuidade da assistência adequada para gestante e o neonato”, disse a coordenadora municipal, Vilma Caetano.
A regulação dos leitos para toda a 2ª Macrorregião de Saúde já vem sendo implantado em Arapiraca. Desde setembro de 2021, a Capital do Agreste alagoano conta com o Complexo de Regulação de Leitos Hospitalares, melhorando o acesso do usuário aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo recursos para garantir assistência em tempo oportuno.
De acordo com a coordenadora de Regulação, enfermeira Rossiene da Conceição Silva, a construção desse novo serviço é coletiva.
“Levando em consideração as suas necessidades, os hospitais solicitam transferência dos pacientes, conforme protocolo apresentado e a depender da avaliação e critério médico, o leito será disponibilizado. A unidade solicitante encaminhará o paciente conforme protocolo instituído pelos serviços”, explicou a enfermeira.
Últimas notícias
Natal de Maceió terá árvores nos bairros, túnel luminoso, presépios e vilas temáticas
Homem é flagrado debaixo de ônibus em movimento na orla de Jatiúca e se declara: 'Jennifer, eu te amo'
Médica é denunciada pelo MPAL por agredir tia idosa de 77 anos em Arapiraca
[Vídeo] Suspeito de série de roubos em Arapiraca é preso após ser reconhecido por vítimas
Renan critica texto de Derrite no PL Antifacção: ‘Fazer arminha em época de campanha não funciona
Mostra de Cinema Infantil abre cortinas para os pequenos espectadores
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
