Artes

[Vídeo] Jovem autista de Arapiraca se descobre artista plástico com a produção de esculturas em biscuit

São dragões e dinossauros, réplicas de personagens de filmes e desenhos famosos

Por 7Segundos 01/05/2022 08h08
[Vídeo] Jovem autista de Arapiraca se descobre artista plástico com a produção de esculturas em biscuit
Joseph faz esculturas de dragões e dinossauros com fita crepe e biscuit - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Fechando o mês de conscientização sobre o autismo, o Portal7Segundos Arapiraca apresenta a história do jovem Joseph Matheus, um arapiraquense de 15 anos de idade que decobriu recentemente o dom para as artes plásticas ao fazer esculturas de personagens de filmes e desenhos famosos. Joseph é autista e Segundo Kathylen Lusiane, mãe do rapaz, tudo aconteceu por acaso e de uma maneira muito natural. Assista ao vídeo:

"Um belo dia ele me mostrou um boneco feito com biscuit e eu perguntei a ele quem tinha feito. O Joseph me respondeu que foi ele quem fez o boneco de dinossauro e eu fiquei impressionada porque era perfeito", conta.  

Hoje em dia, quatro anos depois dessa primeira experiência, Joseph produz esculturas bem maiores e mais pesadas também, revestidas com fita crepe e biscuit. Joseph sonha em transformar o dom que descobriu em profissão, quem sabe, vivendo num breve futuro, da venda de suas peças. Caso alguém se interesse em adquirir alguma, pode acessar o perfil de Joseph no Instagram: @arteembiscuit ou entrar em contato pelo número 82 98753-7563.

A mãe de Joseph Matheus conta que descobriu que o filho tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) em 2017 durante um exame para detectar um problema de audição. "A fonoaudióloga percebeu alguns sinais de autismo nele e nós passamos a investigar e fizemos uma avaliação", disse Kathylen. 

Joseph comum de seus bonecos de biscuit. Foto: Ewerton Silva-7Segundos

Atualmente, Joseph frequenta a Casa Azul, em Arapiraca, entidade ligada à Adfima (Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca) que presta atendimento ao autista. Ele também cursa o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Manoel Lúcio, em Arapiraca.

Para a mãe de Joseph, a divulgação da arte do filho é mais uma maneira de mostrar para a sociedade que os autistas têm talento para desempenhar qualquer atividade nas mais diferentes áreas. "Foi um dom especial que ele tinha, estava adormecido e de repente, aflorou no meu filho, assim como outros jovens e crianças autistas também desenvolvem algum potencial que podem despertar uma vocação que pode direcionar o futuro deles", completou.